365 motivos para amar Salvador

9 de janeiro – Cemitério dos Ingleses

Foto: Carol Andrade

Foto: Carol Andrade

O Cemitério dos Ingleses pode até parecer um programa esquisito pelo nome, mas, guarda tanta beleza e história como nenhum outro em Salvador. Fundado em 1811, o lugar passa despercebido por muitos soteropolitanos e turistas.

É um muro branco, alto e simples que separa a Ladeira da Barra do cemitério e, por isso, as lápides ficam praticamente escondidas diante da Baía de Todos os Santos. Apesar do nome, alguns brasileiros (familiares dos britânicos), judeus de diferentes nacionalidades, norte-americanos e outros estrangeiros também descansam em paz sob uma belíssima vista panorâmica.

É um pouco estranho pensar que em pleno século XIX, onde os portugueses e católicos dominavam a Bahia, tenha sido necessário fundar um cemitério britânico em Salvador. Mas tudo começou com o príncipe regente, D. João, que inventou de abrir os portos brasileiros para as nações amigas em 1808. Alguém faltou essa aula de história?

Naquela época, os enterros eram feitos dentro das igrejas, mas os católicos não queriam dar essa colher de chá para os ingleses protestantes, nem eles queriam isso. Daí o British Cemetery foi erguido em um dos maiores cartões-postais da cidade.

Agora a gente já pode até levar aquele amigo turista, fazer o guia turístico e sentir orgulho de saber mais um pouquinho da nossa cidade. Para aqueles com mais modéstia, o lugar é excelente para colocar a leitura em dia ou exercitar a fotografia no fim da tarde.

* Aberto diariamente de 8h às 18h. 

This entry was written by carolangom and published on January 9, 2013 at 3:23 pm. It’s filed under passeio, programa gratuito and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “9 de janeiro – Cemitério dos Ingleses

  1. Pingback: 7 de setembro – a quase ‘gringa’ Avenida Sete de Setembro | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: