365 motivos para amar Salvador

12 de janeiro – Bar Cruz do Pascoal

cruz do pascoal

Salvador tem centenas de bares e espaços legais pra comer e beber, mas pouco reúnem tantas qualidades num mesmo lugar quando o bar Cruz do Pascoal, no Santo Antônio. Primeiro, porque não é nada chique e isso é uma qualidade. O lugar é simples, com mesas e cadeiras de plástico, e com estrutura bastante modesta. Mas é aconchegante como deve ser.

Você olha por fora e não diz nada pelo lugar. Uma placa numa casa antiga, de paredes de azulejo, avisa: “Lanchonete e Bar Cruz do Pascoal”. Na frente, poucas mesas e uns poucos moradores bebendo no balcão. Você nem imagina que lá dentro tem um bar e que se você não chegar cedo corre o risco de não achar mesa. Então você entra por uma portinha, passa por detrás do balcão e se de depara com uma varanda. Ai está segunda qualidade, a varanda é estratégica, é onde se oferece uma das vistas mais bonitas da cidade, a Baía de Todos os Santos e todo seu esplendor. Você pode ir lá pra ver o pôr do sol ou ficar admirando a lua ou a bela vista da cidade mesmo.

Tudo bem, não é o único bar no Santo Antônio que tem uma bela vista, mas ai entra outra qualidade, é uma dos bares mais tradicionais da Bahia. Criado há 60 anos, por um espanhol, o bar foi fundado numa casa onde funcionava um antigo armazém de secos e molhados. Lá dentro, ainda dá pra se perceber algumas peças guardadas desse período: um velho balcão de mármore, prateleiras de madeiras e uma enorme máquina registradora metálica de botões e teclados.

Outra qualidade? A comida. Não é feita por nenhum chef renomado, mas é comida baiana e nordestina da melhor estirpe. E são coisas simples mesmo, de boteco: carne do sol com maxixe, com pirão de aipim ou mesmo com farofa, arrumadinho e poucas outras opções. Melhor ainda, é barato, mas não aceita cartão, só dinheiro. É clima de boteco popular mesmo, se você gosta de sair pra reclamar de garçom e ficar de frescura, esse lugar não é pra você. Aqui é pra baiano integral que gosta e se diverte com o jeito do soteropolitano encarar a vida. Ah! a cerveja é geladinha.

Bar Cruz do Pascoal fica na Rua Direita de Sto. Antônio, nº 2, Santo Antônio Além do Carmo.

This entry was written by lubmatos and published on January 12, 2013 at 8:55 pm. It’s filed under Paladar, programa barato. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: