365 motivos para amar Salvador

14 de janeiro – vista de bairros altos da Suburbana

Por Alexandro Mota*

Foto: Leo Passos

Foto: Leo Passos

Não foi só uma vez que ouvi queixas sobre o limite de tráfego de 60km/h permitido na Avenida Afrânio Peixoto, popularmente conhecida como Avenida Suburbana, no Subúrbio Ferroviário. Como carona, eu agradecia a chance de ver, devagar, aquelas pequenas surpresas que apareciam entre as muitas moradias inacabadas e os comércios. São faixas da Baía de Todos os Santos, que deixam uma pista de que um infinito azul brilhante se esconde no fundo daquelas casas.

E foi aí que descobri: do lado direito da via, para quem vai sentido Paripe, sempre há atalhos que levam a bairros altos, com vista mais do que privilegiada.

Alto do Cabrito, Boa Vista do Lobato, Pirajá – não é Subúrbio Ferroviário, mas tem a mesma vista -, Plataforma, Itacaranha, Escada e Alto de Coutos (foto). Por conta da altitude, estes bairros são pontos estratégicos para apreciar uma das mais belas vistas de Salvador. Por mais que saibamos que aquelas moradas desordenadas que compõem o cenário ilustram um lado pobre e sofredor que é também uma realidade da cidade, não há perdas para a beleza e a poesia de ver o ‘marzão’ contornado pelas linhas do trem.

Foto: Leo Passos

Foto: Leo Passos

* Alexandro foi convidado do blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador.

This entry was written by Alexandro Mota and published on January 14, 2013 at 2:55 pm. It’s filed under vista and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: