365 motivos para amar Salvador

16 de janeiro – Fitinha do Senhor do Bonfim

Por Carol Andrade

Foto:Ccarol Andrade

Foto: Carol Andrade

Já no aquecimento para a Lavagem do Senhor do Bonfim? A gente tá. Por isso, achei que uma das coisas mais icônicas da nossa cidade deveria ganhar destaque e ser protagonista desta quarta-feira.

A fitinha do Senhor do Bonfim é um dos nossos mais alegres amuletos. Primeiro porque é baratinho: a média de preço é 20 fitas por um real. Segundo, um ótimo souvenir para presentear quem está indo embora ou os amigos de fora. Terceiro porque carrega a magia e o ritual dos desejos (uuuh!).

Esse mimo baiano é figurinha carimbada na cidade e não é só turista que usa, juro. As nossas fitinhas estampam as mais coloridas cangas de praia, bolsas, vestidos e pulseiras de outros materiais. Ah! Sem contar aquelas penduradas no retrovisor do carro novo e na mala de viagem. Até atriz de Hollywood não se rendeu ao charme baiano das fitinhas. Olha a Kristen Stewart aqui pra comprovar.

A história das fitinhas começou em 1809. Tratava-se de uma medida (47cm) do braço direto da imagem de Jesus Cristo da Igreja do Senhor do Bonfim. Mas foi só a partir de 1960 que ficou popularmente conhecida do jeito que é hoje, graças aos vendedores ambulantes e aos hippies, pra fazer um estilo.

E como o sincretismo é o tempero baiano para tornar os detalhes mais especiais, com as fitinhas não foi diferente. Elas podem até ter origem dentro do catolicismo, mas também estão ligadas ao candomblé, já que cada cor representa um orixá.

Pra usar, seja um pouco paciente. Dê três nós, faça seu pedido e depois espere a fita cair naturalmente do pulso. Agora tenha fé na graça divina e no seu orixá. Se depender da Bahia, o santo vai te dá essa forcinha!

This entry was written by carolangom and published on January 16, 2013 at 11:06 am. It’s filed under Soteropolitanidades and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

3 thoughts on “16 de janeiro – Fitinha do Senhor do Bonfim

  1. Pingback: 11 de setembro – loja de moda black | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 18 de dezembro – Ex-Votos da Igreja do Bonfim | 365 motivos para amar Salvador

  3. Pingback: 30 de dezembro – BaianaSystem | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: