365 motivos para amar Salvador

25 de janeiro – Feira de São Joaquim

Por Carol Andrade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Eu posso garantir: não existe um soteropolitano que não tenha ouvido falar nesta que é a maior feira livre da Bahia. A Feira de São Joaquim é um dos retratos da cidade e já  estampou obras de Carybé e Jorge Amado. Ela é praticamente um personagem de Salvador. É enorme, é viva e cheia de histórias.

São 35 mil m² de feira, localizados na Cidade Baixa, entre a Baía de Todos os Santos e a Avenida Osca Pontes, no Comércio. E lá tem de tudo e o melhor é que é muito, muito barato. Frutas, verduras, artesanatos, produtos para rituais de Candomblé, restaurantes e bombonieres são algumas das opções. O lugar também é amado por fotógrafos, músicos, artistas que são inspirados pela energia da feira.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os melhores dias para garimpar são as sexta-feiras e os sábados, por conta das novas mercadorias. A sexta é um dia mais tranquilo, já o sábado é mais animado pra quem curte um burburinho. A feira acorda bem cedinho, pelas 5h da manhã.

Também me recomendaram algumas barracas. Tá querendo melancia? Então vai no Messias. Abacaxi? Procura Cláudio. Verduras? Marcelo. Carne pro feijão? Gil. Queijo coalho? Seu Zeca, perto de Gil, das carnes. E ainda tem a Rua 13 das farinhas, casa Rainha do Mar, a Barraca do Papada , Seu Henrique do quiabo, seu João “come-quente “, Dona Lurdes, Seu Pedro das folhas, Seu Carlos do Caxixi.  É só chegar lá e perguntar.

A feira está em reforma desde 2012 e a ideia é fazer uma revitalização e requalificação do espaço. O prazo é o fim de 2014, de acordo com a Conder. Mas ninguém precisa esperar até lá. Afinal a feira continua funcionando todos os dias da semana e de braços abertos para todo mundo.

Dá pra sentir o clima e o movimento da Feira de São Joaquim no videoclipe da música ‘Melô do Vatapá’, da banda baiana Bemba Trio. Veja!

This entry was written by carolangom and published on January 25, 2013 at 4:48 pm. It’s filed under compras, passeio, programa barato and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “25 de janeiro – Feira de São Joaquim

  1. Pingback: 25 de agosto – Ebó | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 1º de novembro – Baía de Todos os Santos | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: