365 motivos para amar Salvador

26 de janeiro – Juarez Restaurante

Por Luana Ribeiro*
juarez_01

O slogan do Juarez, pintado nesta placa simples, pode até parecer pouco modesto a um desavisado. Mas só até a primeira garfada do clássico prato da casa: o filé a Juarez. Suculento, macio por dentro, crocante por fora, é delicioso. Uma coisa de louco. Com certeza a porção vai acabar rápido, mesmo com os acompanhamentos: feijão, arroz, farofinha amarela. Mesmo com a incrivelmente deliciosa saladinha de entrada, de tão simples que é: tomate, cebola, cenoura, batata e pepino, temperada na mesa com azeite doce, vinagre e sal. Se não quiser repetir o prato, dá até para comer as cebolas que guarnecem o filé, que pegam o gosto e o perfume da carne.

A receita – que, dizem, inclui uma vinha d’alhos – é um segredo herdado do sócio e antigo cozinheiro do restaurante, Juarez Silveira, 87.  A porção pode ser pedida de três formas. O “ao ponto” é o filé fechado, com capa crocante e carne sangrando. No “aberto ao ponto” são feitos cortes na carne para que ela cozinhe um pouco mais por dentro – e por isso é chamado de “more or less” pelo garçom Noel, 37, que trabalha lá desde os 10 anos e é uma figura. Para os mais caxias, pode-se pedir bem passado.  O restaurante foi fundado em 1955, inicialmente em um box no Mercado do Ouro, na Avenida Jequitaia. O endereço não mudou, mas o restaurante passou para a parte da frente do prédio, praticamente ao lado da entrada do Museu du Ritmo.

O carro-chefe da casa serve duas pessoas não muito famintas, custa R$ 40 e é o mais caro do cardápio – os outros preços, mais em conta, variam de R$ 26 a 33. Além do filé, estão entre as opções peixe frito e de moqueca, galinha ao molho pardo, chuleta e outros pratos do gênero. Cheio de histórias e gostosuras, o Juarez é um bom motivo para ir ao Comércio para o almoço de sábado. Como diria o poliglota Noel, bon appétit !

*Luana foi convidada pelo blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador.

This entry was written by Luana Ribeiro and published on January 26, 2013 at 7:58 pm. It’s filed under Paladar and tagged , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: