365 motivos para amar Salvador

27 de janeiro – velas ao vento

Por Carol Andrade

Foto: Bahiatursa

Foto: Bahiatursa

A gente ama uma festa no mar. E este domingo é dia de assistir a um espetáculo de saveiros, canoas e velas brancas cortando os ventos e as águas da Baía de Todos os Santos. Parece pintura, uma coisa linda de se ver!

Trata-se da Regata João das Botas, que acontece tradicionalmente desde 1969. O trajeto é o mesmo desde sempre: com saída no Porto da Barra, as embarcações passam por Itaparica e Mont Serrat e retornam para o mesmo lugar. Dá para curtir uma praia no Porto da Barrae ainda assistir à largada e à chegada das velas branquinhas em contraste com o azul do céu.

Foto:Bahiatursa

Foto:Bahiatursa

A saída está programada para as 13h e o retorno deve ser no fim da tarde. Essa é a 41º edição do campeonato que é considerado o mais importante entre as embarcações regionais a vela do Norte e Nordeste do país. A regata acontece todos os anos entre janeiro e fevereiro.

Com a modernização das embarcações, as atividades dos saveiros são cada vez mais difíceis de se ver, embora algumas ainda estejam empregadas em atividades comerciais e transporte de cargas até hoje. Em Salvador, existem apenas 18 saveiros.

Mas essas embarcações são parte da história econômica, social e cultural de Salvador e do Recôncavo Baiano e, inclusive, foram registradas sob os olhos do fotógrafo Pierre Verger entre 1946 e 1978, lá no Comércio.

This entry was written by carolangom and published on January 27, 2013 at 4:00 pm. It’s filed under Baía de Todos os Santos, verão and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: