365 motivos para amar Salvador

30 de janeiro – A casa do Rio Vermelho

Por Carol Andrade

Foto: Flavio Ciro

Foto: Flavio Ciro

De todas as casas, prédios e residências do Rio Vermelho, tem uma muito especial. Especial porque traz uma das maiores histórias de amor que o baiano já ouviu falar. Trata-se da casa de Jorge Amado e Zélia Gattai. E logo hoje que completamos 30 dias de motivos, achei que caiu tão bem falar de amor!

Tudo começou nos anos 60, quando o casal comprou essa casinha no alto de uma ladeira, na Rua Alagoinhas, número 33.  A casa era festeira e estava sempre pronta para receber amigos. Foi uma grande personagem na vida de Jorge e Zélia, que virou até livro.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

“De nosso terraço podíamos ver o mar em toda sua grandeza, a Igreja de Santana e o pequeno porto de pescadores, de onde, a 2 de fevereiro, sai a procissão de barcos, levando os presentes que o povo oferece a Iemanjá”, escreveu Zélia no livro ‘A casa do Rio Vermelho’.

De lá também nasceram as obras ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ e ‘A morte e a morte de Quincas Berro D’água’. Uma curiosidade interessante é a quantidade de arte que a casa abriga. Artistas como Carybé, Mário Cravo, Hansen Bahia, Calasans Neto, Tati Moreno e muitos outros contribuíram para transformar aquela casinha em uma verdadeira galeria de obras de arte, mas tudo sem perder a simplicidade e o aconchego.

Junto com seus bichos, filhos e netos, Jorge Amado e Zélia Gattai viveram felizes naquela casa até o fim.

This entry was written by carolangom and published on January 30, 2013 at 4:13 pm. It’s filed under Especial Rio Vermelho and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “30 de janeiro – A casa do Rio Vermelho

  1. Pingback: 17 de outubro – Fundação Casa de Jorge Amado | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: