365 motivos para amar Salvador

1 de fevereiro – Bar do Nando

Por Zé Marques*

Foto: Surama Pamponet

Foto: Surama Pamponet

O Bar do Nando é um daqueles lugares que você raramente encontra se não for apresentado. O local é propositalmente pouco iluminado, sem placa indicativa ou divulgação e localizado em uma parte pouco visível da Rua Alagoinhas. Nesse caso, as dificuldades – um entrave para estabelecimentos com ambição de crescer – não são um obstáculo. Elas tornam o clima aconchegante para bater um papo, tomar uma cerveja e escutar música de qualidade longe do barulho do Largo da Dinha, mas, ainda assim, dentro do Rio Vermelho.

No Nando, você sente como estivesse tomando umas na varanda de casa. E, efetivamente, está, já que o boteco também é a casa do dono, que serve às mesas em um clima de cordialidade. Ele sabe que, se você chegou lá, é porque se identifica e respeita o clima do lugar.

A trilha sonora do bar é recheada de blues, jazz e samba. Muitas vezes um rock’n’rollzinho também. Nada de MPB-tortura como Ana Carolina e Jorge Vercilo.

Mas atenção: dê meia volta se você perceber que as (poucas) mesas do bar estão cheias. Para manter o clima familiar, Nando evita superlotação e fecha as grades, mantendo apenas um número de clientes que não prejudique o atendimento e conforto de quem já está bebendo no lugar.

E, se você está cansado de beber e conversar, atravesse a rua. O Portela Café fica do outro lado da praça. Lá, você pode amanhecer dançando.

* Zé foi convidado pelo blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador.

This entry was written by carolangom and published on February 1, 2013 at 3:23 pm. It’s filed under esconderijo, Especial Rio Vermelho, noite and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: