365 motivos para amar Salvador

5 de fevereiro* – guitarrinha baiana

Por Carol Andrade

Foto: Mariana Gadelha

Foto: Mariana Gadelha

Apesar de completar 70 anos em 2013, a guitarra baiana parece estar na flor da idade. Além de ser tema do Carnaval deste ano, o instrumento está sendo reinventado com respeito e criatividade. Ela é a protagonista do dia e nos enche de orgulho. Não só pelo fato de ter sido criada aqui e por um baiano, mas por ter mudado a história da nossa música.

Foi lá nos anos 40 que tudo começou e nem existia essa história de instrumento elétrico por essas bandas, daí veio a engenhosidade e a criatividade da dupla Dodô e Osmar. Os dois, ao lado do amigo Temí, fundaram o Trio Elétrico, cada um tocando o seu instrumento. Como dá pra notar, o trio configurou o formato do Carnaval que a gente conhece hoje.

Já a sonoridade da guitarra baiana foi levada adiante com os herdeiros de Osmar: Armandinho, Betinho, Aroldo e André Macêdo, que formam a banda Armandinho, Dodô e Osmar.

Também dá pra constatar que a guitarra baiana influenciou outros ritmos da música, como o axé, por exemplo. E hoje nós já temos um pequeno, porém significante grupo de artistas reinventando o som da guitarrinha (acho demais esse apelido!).

Além de Armandinho e Aroldo Macêdo, temos ainda Morotó Slim, Fred Menendez, Júlio Caldas, Júlio Moreno e a banda BaianaSystem, idealizada por Robertinho Barreto. Algumas meninas também estão dentro dessa onda, como Patty Kiss.

Agora é hora. Tá chegando o Carnaval e vamos curtir o som contagiante da guitarrinha ecoando pelos circuitos da cidade! Com a música ”Barravenida”, da BaianaSystema, a gente já entrou no clima:

Conheça mais sobre a história da guitarra baiana: aqui e aqui.
* motivo #36

This entry was written by carolangom and published on February 5, 2013 at 2:23 pm. It’s filed under Carnaval, música and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “5 de fevereiro* – guitarrinha baiana

  1. Pingback: 21 de setembro – Festival da Primavera | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 30 de dezembro – BaianaSystem | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: