365 motivos para amar Salvador

11 de fevereiro* – Filhos de Gandhy

Por Carol Andrade

Foto: João Ramos/Bahiatursa

Foto: João Ramos/Bahiatursa

Daqui a pouco os Filhos de Gandhy abrem alas no circuito Barra/Ondina. Aí vocês vão ver o tapete branco que se forma na avenida. Para desfilar a única exigência é ser homem. Não importa cor, credo e condições sociais, basta ser um folião. As mulheres ganharam seu próprio bloco com As Filhas de Gandhy.

Na fantasia do Gandhy tem turbante, um grande tecido branco que cobre o corpo, meias, sandálias, broche, frasco de alfazema na mão, faixa e (muitos) colares nas cores azul e branco para homenagear Ogum e Oxalá. A gente não sabe muito bem como começou essa fama, mas o Filho de Gandhy é galanteador e ganha muita menina no Carnaval trocando beijo por colar.

Foto: João Ramos/Bahiatursa

Foto: João Ramos/Bahiatursa

Assim como sair de Gandhy tem todo um ritual, a história do beijo e o colar também já virou tradição.Tem menina que disputa com as amigas quem pegou mais Gandhys e a prova são os colares no pescoço.

É claro que isso não é regra absoluta, mas parece que a fantasia de Gandhy mexe com a  mulherada! Independente dessa fama de paquera, o afoxé é um dos mais importantes no Carnaval. Afinal, o começo da história lá em 1949, anunciava o objetivo maior do bloco: difundir a paz.

Olha que bonito eles dizem no site: “o Gandhy, nas Ruas de Salvador, cultua uma das nações que é a Ijexá, impregnando a avenida com o ritmo peculiar e cadenciado dessa nação, ofertando ao público maçãs, peras, uvas, alimentos que representam a limpeza do corpo, da aura, perfumando as ruas com sua alfazema, transformando a avenida em um imenso tapete branco simbolizando a bandeira da PAZ”.

+ infos:
Site: Filhos de Gandhy
*
motivo #42

This entry was written by carolangom and published on February 11, 2013 at 4:55 pm. It’s filed under Carnaval and tagged , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: