365 motivos para amar Salvador

16 de fevereiro – Zoológico

Por Carol Andrade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Chegou o fim de semana, ê maravilha! E aproveitando o calor de fevereiro, o verão e ainda o recesso de Carnaval, que tal visitar o nosso Zoo?

Entre as principais atrações do Zoológico de Salvador estão 1225 animais, distribuídos em 86 espécies de aves, 38 espécies de mamíferos e 28 espécies de répteis. São 152 espécies no total, sendo que 141 representam a fauna brasileira e 11 representam a fauna exótica (avestruz, camelo, hipopótamo e zebra são algumas das ‘exóticas’). Sem contar o setor botânico que é riquíssimo!

Foto: Janduari Simões/Zoológico de Salvador

São 86 espécies de aves (Foto: Janduari Simões/Zoológico de Salvador)

Mas vamo esquecer os números que ninguém tá pensando em matemática. O Zoo fica no Alto de Ondina, e a gente recomenda ir de carro ou de táxi, porque a ladeira pra chegar lá não é mole.

Fundado em 1950, o Zoológico de Salvador é cercado de verde e natureza. O passeio vale um dia inteiro. No local, também funcionam um espaço de educação ambiental, uma biblioteca, duas salas de cinema e um museu.

Um detalhe que pouca gente conhece é o projeto Zoo Especial, com uma trilha dedicada a atender instituições ou grupos de pessoas com necessidades especiais. Uma trilha sensorial de 600m é composta por 15 espécies identificadas, com cheiros e texturas. Neste espaço ainda existem identificações em Braille e uma linha guia em aço para as pessoas com deficiência visual. Mas atenção! As visitas à trilha devem ser agendadas para que o Zôo disponibilize funcionários que acompanham os visitantes.

O broomeliário (Foto: Janduari Simões/Zoológico de Salvador)

O broomeliário (Foto: Janduari Simões/Zoológico de Salvador)

Entre as curiosidades, o nosso Jardim Zoológico virou referência no Brasil pela quantidade de espécies ameaças de extinção que abriga. Sendo que a arara-azul-de-lear é o símbolo do Zoológico.

O passeio é ótimo pra levar os pequenos, mas dá pra improvisar com os amigos ou com o amor. Trata-se de um lugar tranquilo e bonito por natureza (a Mata Atlântica da nossa cidade!). Fala a verdade, tem quanto tempo que você não vai ao Zoológico?

+ infos:
Site do Zoológico de Salvador

motivo #47

This entry was written by carolangom and published on February 16, 2013 at 3:38 pm. It’s filed under dia de sol, passeio, programa barato, programa família and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: