365 motivos para amar Salvador

17 de fevereiro* – Catedral Basílica

Por Carol Andrade

catedral

Reza a lenda sobre Salvador ter uma igreja para cada dia do ano e quem cantou literalmente essa ideia foi Dorival Caymmi. Se é verdade, não sei, mas é quase pecado não ter postado nenhuma até agora. Para quem mora no centro da cidade, em que cada esquina – praticamente – tem uma igreja, pode parecer um fato corriqueiro, mas não é.

As nossas igrejas têm histórias e são parte da história da nossa cidade. Sem contar que mudam a arquitetura de Salvador. E claro, muitas deixam o mais ateu dos cidadãos de boca aberta, por serem lindíssimas e suntuosas por dentro. Não vai dar para citar cada uma, mas tem umas que valem um motivo inteirinho só para elas. A começar pela nossa Catedral Basílica, a mãe de todas as nossas igrejas.

Foto: Roberto Abreu/ CulturaGovBr

Foto: Roberto Abreu/ CulturaGovBr

Cheia de pompa, fica localizada no Terreiro de Jesus, no Pelourinho e ficou conhecida por ser o local onde morreu o Padre Antônio Vieira (aquele mesmo, do colégio!). Além de abrigar o túmulo do terceiro Governador-Geral do Brasil Mem de Sá.

A Catedral é uma das maiores referências barrocas do nosso Centro Histórico e tem proporções majestosas. Sem contar seus belíssimos altares talhados em madeira e pintados com ouro diluído em óleo. É um passeio para quem ama história e quem ama Salvador. Aproveite e visite também o Museu da Catedral, com acervo de peças dos séculos XVI ao XX.

* motivo #48

This entry was written by carolangom and published on February 17, 2013 at 6:22 pm. It’s filed under igreja, passeio and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: