365 motivos para amar Salvador

19 de fevereiro – fotografando a cidade

Por Carol Andrade

Fim do dia na Barra (Foto: M.Laghus Fotografia )

Fim do dia na Barra (Foto: M.Laghus Fotografia )

Salvador é tão fotogênica! Mesmo quem não domina as técnicas fotográficas, sabe do que estou falando. Quem nunca se rendeu aos cliques em frente aos nossos pontos turísticos que atire a primeira pedra. Bom, o post de hoje é meio diferente do que costumamos fazer, afinal contamos com a experiência de um fotógrafo que ama registrar nossa cidade, tanto que vai promover uma expo em março com seu trabalho. Confira o relato do nosso convidado, o fotógrafo Eduardo Mafra:

“Nasci em Salvador, e apesar de morar em Lauro de Freitas desde 1995 e ter fortes ligações com a cidade de Brumado, no sudoeste baiano, sempre cultivei um sentimento fraternal com a cidade de Salvador. Uma característica minha, presente desde que me lembro de algo, foi a responsável por fazer a conexão entre este amor por Salvador e a minha paixão/ofício da fotografia, que é a vontade de registrar, documentar, pesquisar a história e a tradição. Salvador tem história de sobra, e toda esta riqueza me deixava fascinado. Os casarões, a grande quantidade de igrejas, fortes e marcos de grande história e beleza criaram em mim esta admiração.

Entretanto, a visão da cidade que eu tinha era a visão do passeio pelos pontos turísticos, já que ficava mais centrado na cidade metropolitana de Lauro de Freitas. A entrada na UFBA fez com que Lauro de Freitas se tornasse apenas uma cidade-dormitório para mim, por escolha e necessidade. A Faculdade de Comunicação também despertou em mim o desejo irrefreável de apenas fotografar e de tornar isto o meu trabalho.

Convento do Carmo  (Foto: M.Laghus Fotografia)

Convento do Carmo (Foto: M.Laghus Fotografia)

Quando consegui o estágio na Secretaria de Comunicação de Salvador, acredito que conheci a cidade mesmo, pois cobri pautas nos mais diversos pontos, o que me deu experiência e vivência tanto em fotografia como para que eu pudesse me afirmar como soteropolitano de fato. Fotografei de tudo na cidade entre 2011 e 2012, período que trabalhei por lá, de um extremo ao outro da cidade. Conheci mais a riqueza e diversidade de Salvador, passei a prestar atenção na luz tropical da cidade nas variadas estações do ano, conhecendo os horários mais propícios em relação a luz e os locais mais atraentes para fotografar, que são inúmeros. Várias linhas fotográficas podem ser seguidas em Salvador, de documental a paisagem, é uma cidade muito rica em temas.

Esta maior aproximação foi responsável pelo insight do projeto que estou envolvido desde março de 2012, quando fotografei uma vista do Convento do Carmo em silhueta, com uma velha Nikon D100 munida da gigantesca objetiva 80-200mm no meio do viaduto do Aquidabã (quem conhece sabe que a área para o pedestre é bem estreita, com a proteção apenas de uma grade baixa). A pauta era fotografar belezas da cidade em virtude do aniversário em 29 de março e as fotos foram publicadas durante todo o mês na contracapa do Diário Oficial do Município, contudo, esta que sempre foi a minha favorita acabou não sendo publicada, enquanto outras que eu nem levava tanta fé acabaram saindo.

Porém, foi uma coisa boa a foto não ter sido publicada, já que ela se tornou a primeira foto do projeto Formas de Salvador, que realizei com meu parceiro de trabalho Jacimário Sanfim de março de 2012 até janeiro deste ano. Saí pela cidade e fotografei pontos turísticos, pontos relativamente “ocultos”, lugares tradicionais, modernos, antigos ou bem urbanizados. Projeto pronto, exposição marcada, de 15 a 30 de março (pegando o aniversário da cidade), no Salvador Shopping, além de uma grande satisfação por poder mostrar a público um pouco deste afeto que nutro pela primeira capital do Brasil”.

*motivo #50

This entry was written by carolangom and published on February 19, 2013 at 4:25 pm. It’s filed under Soteropolitanidades, vista and tagged , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

