365 motivos para amar Salvador

26 de fevereiro – Faustino

Por Carol Andrade

Foto:JFParanaguá/Blog Arte na Rua

Foto:JFParanaguá/Blog Arte na Rua

Outro dia fiquei intrigada com uma frase pichada em um muro branquinho: “Faustino estuda para concurso de auditor fiscal”. Algum tempo depois, descobri um texto falando sobre esse personagem irreverente, que é a cara da nossa cidade.

Faustino fez sucesso no final dos anos 70, ainda na época da ditadura militar. Da Barra ao Iguatemi, frases falavam sobre os desejos e a rotina de uma figura que representava bem um cidadão de classe média de Salvador. Tipo: “Faustino tem um terreno na Ilha” ou “Faustino cheira o fio dental”.

Foto: Reprodução/ Miguel Cordeiro/Facebook

Foto: Reprodução/ Miguel Cordeiro/Facebook

O personagem foi criado pelo artista plástico Miguel Cordeiro, na época, um dos pioneiros a atacar os muros de Salvador, quando esse lance de street art nem existia. Miguel deu vida à Faustino em 79 e parou de pichar em 86.

Mas eu preciso confessar, era um tempo em que eu nem sonhava em nascer! Agora em 2013, Salvador recebe Faustino novamente. A cidade mudou bastante e Faustino acompanha seu ritmo e seu novo tempo. As frases aparentemente são bizarras, mas dizem muito sobre a classe média soteropolitana.

São críticas bem humoradas e irreverentes, ditas de uma forma bem baiana. Fique atento aos muros e às novidades de Faustino, que no mínimo, vão te tirar um sorriso do rosto.

+ infos:

Blog: Miguel Cordeiro

Faustino por Cipy Lopes

Blog Arte na Rua: Faustino está de volta ao cenário urbano

Blog Bahia na Rede: Entrevista com Miguel Cordeiro

* motivo #57

This entry was written by carolangom and published on February 26, 2013 at 10:03 am. It’s filed under Soteropolitanidades and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: