365 motivos para amar Salvador

28 de fevereiro – orixás e os dias da semana

Por Carol Andrade

As guias do candomblé seguem as cores do orixá (Foto: Reprodução)

As guias do candomblé seguem as cores dos orixás (Foto: Reprodução)

Então é isso? Acabou fevereiro? O tempo passa rápido e chegamos ao 59º motivo para amar Salvador. Essa quinta-feira que encerra o mais curto mês do ano merece ser muito especial. E tem coisa mais especial que falar das raízes soteropolitanas?

Quando o assunto é candomblé ou umbanda, os baianos sabem a importância do dia que representa cada orixá na semana, afinal esse é o melhor momento para fazer oferendas e alcançar as graças.

A cor absoluta para o candomblé é o branco, mas tem uns que levam a sério as cores dos orixás e se vestem dessa cor ao longo do ano, já outros preferem sair apenas com um detalhe que representa o orixá. Mas não é regra geral.

Consciente ou não, é comum ver muita gente de vermelho na quarta-feira, e geralmente são os devotos de Iansã ou de Xangô. Na quinta, como hoje, quem é de Oxóssi pode se vestir de verde ou azul. E isso vale para as contas no pescoço também!

Amanhã, sexta-feira, é dia de usar branco. E até quem não é filho de Oxalá, sabe disso. É um dia que a gente pode até considerar sagrado: sexta é dia de vestir branco em Salvador.

No sábado, dia da rainha do mar, Iemanjá, é de azul-claro, prata ou branco. Mas quem é de Oxum (“nessa cidade todo mundo é d’Oxum”, como diria Gerônimo!) se veste de amarelo.

Como disse antes, não é algo para levar à risca, a não ser que seja orientado pela sua mãe de santo. Fato é que esse colorido na cidade se transforma em algo maior pra todos que moram aqui. Vai além da cultura, beira o divino!

This entry was written by carolangom and published on February 28, 2013 at 10:03 pm. It’s filed under Soteropolitanidades and tagged , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “28 de fevereiro – orixás e os dias da semana

  1. Pingback: 27 de setembro – Caruru | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 13 de dezembro – Sexta-feira é dia de vestir branco | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: