365 motivos para amar Salvador

13 de março – Igreja São Francisco

Por Carol Andrade

Igreja São Francisco (Foto: Carol Andrade/365 Salvador)

Igreja São Francisco (Foto: Carol Andrade/365 Salvador)

Eu não ia perder o gancho, né? Pra quem não sabe, a notícia do dia foi a escolha do novo papa. Cheio de burburinho, o conclave ganhou atenção dos curiosos e marcou uma data importante para os católicos de todo o mundo.

O argentino Mario Bergoglio agora é o Papa Francisco, o primeiro de fora da Europa, é argentino e também o primeiro papa a ganhar esse nome. Mas a pauta do blog obviamente não é sobre o pontífice, e sim sobre a nossa querida Igreja São Francisco. A coincidência está só no nome, não quero também levantar bandeira religiosa alguma.

E não precisa nem ser católico para se encantar com ela, tá? Eu acredito que este é um dos grandes orgulhos de quem vive na cidade. Afinal, é um dos principais lugares escolhidos para levar os amigos e familiares turistas. Para quem não conhece (pecado!), já te aviso de antemão: por fora, você não dá muita coisa, mas ao entrar você fica de boca aberta. É exuberante!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Igreja é considerada, inclusive, como uma das grandes obras barrocas brasileiras e foi classificada como uma das ‘Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo’. Todas as paredes e superfícies do seu interior são revestidas de entalhes dourados, com florões, frisos, arcos, volutas e diversas figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos. Por conta dessa abundância de detalhes, o estilo barroco é absoluto na decoração interior.

Sua estrutura foi criada entre os séculos XVII e XVIII e ganha destaque merecido no Largo do Cruzeiro, uma das veias do Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Ao lado, está o Convento de São Francisco que faz parte do complexo e funciona até hoje. Mas a vida monástica é extremamente simples, contrastando com toda a riqueza da Igreja, seguindo o caminho e a maneira de viver de Francisco de Assis, que fez voto de pobreza.

Para quem ama arquitetura, história ou quer saber um pouco mais sobre esse lugar suntuoso e sagrado, vale a pena visitar! Mas quem não tem como, dá pra conferir o tour virtual de 360º disponível na internet.

+ infos:
Wikipedia: Igreja São Francisco
Telefone da Igreja São Francisco: (71) 3322-6430

* motivo #72

This entry was written by carolangom and published on March 13, 2013 at 10:10 pm. It’s filed under igreja and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “13 de março – Igreja São Francisco

  1. Pingback: 26 de agosto – Azulejaria e Cerâmica | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 4 de outubro – Missa de bicho | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: