365 motivos para amar Salvador

14 de março – Cinema Glauber Rocha

Por Carol Andrade

O Cine Glauber Rocha fica de frente para a Praça Castro Alves (Foto: Carol Andrade/365 Salvador)

O Cine Glauber Rocha fica de frente para a Praça Castro Alves (Foto: Carol Andrade/365 Salvador)

Tudo bem que Glauber Rocha é conquistense e não soteropolitano, não vamos forçar a barra por aqui. Mas no dia do seu aniversário (hoje!), que tal falar sobre o melhor espaço de cinema da cidade?

O ‘Glauber’, como é conhecido pelos seus frequentadores, fica ali na Praça Castro Alves e ocupa o mesmo local do antigo Cinema Guarany, fundado em 1919 (uh- la lá!). Virou o Cinema Glauber Rocha do jeitinho que a gente conhece em 2008, depois de alguns anos fechado. Em 2012, passou por sua última reforma que tranformou o lugar nos padrões do selo nacional ‘Espaço Itaú de Cinemas’, espalhado por várias cidades do Brasil.

Aí você me pergunta qual a minha certeza de afirmar que logo esse cinema – tão longe para alguns, num lugar tão “ermo” – é o melhor de Salvador? Eu tenho um monte de razões.

Veja se você não concorda comigo: tem coisa mais maravilhosa que evitar shoppings lotados? Ou ter um cinema altamente moderno em um lugar tão tradicional da cidade? Ou ter o conforto de um estacionamento com 40 vagas, segurança, táxi na porta, poder escolher as poltronas e ainda visitar livrarias, comprar miudezas com temática pop ou se deliciar com um bom café?

Ao contrário do que muitos imaginam, o Glauber ainda recebe uma programação diversificada – entre filmes de artes e blockbusters. Há quem diga ainda que o som de lá é melhor, as poltronas maiores e o público mais educado no cinema (tem coisa mais chata que sentar ao lado de alguém tagarelando o filme inteiro? Por lá, acontece, mas é mais difícil!).

Tá parecendo propaganda, mas é amor. Você pode não ter concordado com todas essas razões, mas sejamos justos: é um cinema que carrega história e um nome de peso. E quando um equipamento cultural tem uma boa história pra contar, não precisa nem muito argumento pra constatar: este é um grande motivo para amar Salvador!

obs: Hoje é dia de celebrar o Dia da Poesia, que ganhou essa data por conta do também aniversariante Castro Alves. Coincidência incrível! Afinal, onde exatamente o cine está?

+ infos:
Site: Itaú Cinemas
Fonte: iBahia
Endereço: Praça Castro Alves, s/n – Centro
Telefone(s): (71) 3011-4706 | (71) 3322-0302

This entry was written by carolangom and published on March 14, 2013 at 1:37 pm. It’s filed under cinema, noite and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

4 thoughts on “14 de março – Cinema Glauber Rocha

  1. Pingback: 10 de setembro – Ajuda 39 | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 31 de outubro – Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) | 365 motivos para amar Salvador

  3. Pingback: 23 de dezembro – Espaço Cultural da Barroquinha | 365 motivos para amar Salvador

  4. Pingback: 31 de dezembro – admirar Salvador pela janela | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: