365 motivos para amar Salvador

21 de março – Mosteiro de São Bento

Por Carol Andrade e Luana Ribeiro

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Entre lojas, barraquinhas, camelôs desorganizados, trânsito caótico, buzinas, motores, gritos e conversas desse centro nervoso, existe um lugar específico com corredores e pátios onde reinam o silêncio e a paz.

Quase escondido, o  Mosteiro de São Bento é um grande complexo – mosteiro, colégio, faculdade, biblioteca, museu e basílica – que guarda muito, muito mesmo, da história da Bahia.

Só pra ter uma noção do quão antigo é o Mosteiro, quando foi fundado em 1582, a região onde foi construído era considerada fora da fronteira da cidade. Imagine só!

Foto: Jozinaldo/ A Bahia e Seus Encantos

Foto: Jozinaldo/ A Bahia e Seus Encantos

A biblioteca também é daqueles detalhes que por si só já vale a visita. O acervo é bem completo, inclusive com obras raríssimas (são manuscritos, iluminuras, livros, documentos históricos, cartas, testamentos, mapas, desenhos e plantas de arquitetura, partituras musicais, tudo datado dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX), além de diversos livros em outras línguas.

O coral do Mosteiro é outro espetáculo. Cantos gregorianos preenchem as missas e encantam até quem não é cristão. É considerado uma das sensações das missas diárias. Lembrando que a missa das 10h de domingo é a mais especial da semana e qualquer pessoa pode assistir.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O museu traz obras de arte sacra de artistas anônimos, desconhecidos e outros mais renomados. Quando for visitar, também preste atenção com carinho para a arquitetura neoclássica da Basílica.

E para quem acredita em milagres, o fotógrafo Fernando Vivas me contou que em um determinado período do ano, uma luz incide nas janelinhas da cúpula e transforma o interior da igreja, desenhando feixes de luz sobre a fumaça dos incensos. Deu pra imagina a beleza?

+ infos:
Site: Mosteiro de São Bento

*motivo #80

This entry was written by carolangom and published on March 21, 2013 at 2:40 pm. It’s filed under igreja, museu and tagged , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: