365 motivos para amar Salvador

28 de março – Soteropolitano do Santo Antônio

Por Carol Andrade

Foto: Luana Amaral/ 365 Salvador

Foto: Luana Amaral/ 365 Salvador

Em meio ao agito da cidade, o Centro Histórico de Salvador guarda um lugar tranquilo, com casinhas coloridas e ruas de paralelepípedo. Ali é onde começa a história do soteropolitano. Vizinhos do Pelourinho, o Santo Antônio e o Santo Antônio Além do Carmo fazem parte deste Centro e mantêm aquele clima de interior, conservado pela arquitetura, a vizinhança, a calmaria e o (pequeno) comércio.

Fael em frente a sua casa (Foto: Luana Amaral/ 365 Salvador)

Fael em frente a sua casa (Foto: Luana Amaral/ 365 Salvador)

Fael Primeiro é músico – com os projetos Bemba Trio e Ministereo Público – e artista plástico. É novo no bairro. Há seis meses divide apartamento com seu parceiro de música, Russo Passapusso, em uma casinha amarela e simpática. Fael conta que o bairro é um reduto artístico e cultural.

Por ali estão dançarinos, músicos, artistas plásticos, escritores. Segundo ele, o Santo Antônio é uma espécie de berço de cultura, dali nascem músicas, movimentos, obras de arte…

Foto: Luana Amaral/ 365 Salvador

Foto: Luana Amaral/ 365 Salvador

Entre os detalhes interessantes do lugar está o fato de que os ônibus só vão até determinado ponto, e por isso, as caminhadas são obrigatórias para quem não tem carro. Os bares e restaurantes também têm o funcionamento instável.

“Já aconteceu de eu chegar no restaurante e ele não estar aberto”, conta Fael. Por lá, alguns movimentos de resgate à cultura popular também acontecem, como o samba na última sexta-feira do mês, um projeto do Grupo Botequim.

Foto: Luana Amaral/365 Salvador

Foto: Luana Amaral/365 Salvador

Brechós, hostels, mercadinhos e restaurantes fazem parte do comércio local. E no meio do passeio, Fael nos apresentou a padaria da vizinhança e não resistiu ao café com leite. “Sou viciado em café”, revelou.

Seguimos adiante e chegamos ao Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Em frente à Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, uma praça tranquila tem clima de interior.

Foto: Luana Amaral/ 365 Salvador

Largo do Santo Antônio Além do Carmo (Foto: Luana Amaral/ 365 Salvador)

E debruçado sob a Cidade Baixa e o mar da Baía de Todos os Santos, o Forte de Santo Antônio Além do Carmo marca o fim de linha do bairro. E Fael conta que no Forte acontecem aulas de capoeira e também outra roda de samba.

O soteropolitano do Santo Antônio, segundo Fael, não vive em uma bolha. É um morador que curte o que pode do seu bairro, mas procura outros lugares para viver também. É um bairro cosmopolita onde pessoas de todo o mundo se conhecem, convivem, mas também extremamente familiar, com pessoas que moram há anos, são próximas e conservam amizades.

Uma parada para o café com leite na padaria (Foto: Luana Amaral/365 Salvador)

Uma parada para o café com leite na padaria (Foto: Luana Amaral/365 Salvador)

Para mim, o bairro é cheio de surpresas. Seja pela arte nos muros, no orelhão, ou pelas vistas incríveis das janelas que, uma vez ou outra, aparecem para quem caminha nas ruas. Além das casinhas que se revelam verdadeiros casarões para quem entra. Quem olha de fora nem imagina o tamanho desse pequeno bairro cheio de arte e de história.

* Com mais uma semana temática, a ideia dessa vez é homenagear aqueles que fazem essa cidade ser o que ela é: os soteropolitanos. Esse especial está dentro das comemorações de aniversário de Salvador, que completa 464 anos no dia 29 de março. Até o próximo domingo (31 de março), vamos apresentar sete bairros sob a visão e a rotina de um morador.

motivo #87

This entry was written by carolangom and published on March 28, 2013 at 5:30 pm. It’s filed under Especial Soteropolitano and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “28 de março – Soteropolitano do Santo Antônio

  1. Fael primeiro on said:

    Matéria top de linha! Parabéns

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: