365 motivos para amar Salvador

3 de abril – Maniçoba

Por Carol Andrade

Foto: Reprodução/Dalton Soares

Foto: Reprodução/Dalton Soares

Prato típico do Recôncavo Baiano, a maniçoba é daquelas comidas que ou você ama ou odeia, não tem meio termo. De origem indígena, é feita das folhas de mandioca moída e cozida.

Há quem diga que quanto mais demorado for o processo, mais saborosa a maniçoba será. Mas na realidade a gente sabe que o processo é lento pois  as folhas têm uma substância venenosa, retirada no processo certinho de cozimento. Por isso, só faz maniçoba quem entende!

O sabor lembra uma feijoada e é servida mais ou menos como se fosse: com arroz, carnes, farinha e uma pimentinha esperta. A maniçoba é até conhecida como feijoada paraense, mas não leva nenhum grão de feijão na sua receita. Em Salvador, dá pra encontrar essa iguaria a preços variados e os pontos mais famosos são na Boca do Rio, em São Lázaro e Brotas.

O mais conhecido de todos é o restaurante A Venda, em frente ao quase falecido Aeroclube. A proprietária Neide Rodrigues comanda o estabelecimento desde 1994 e serve além da maniçoba outros pratos bem baianos e com gostinho caseiro.

Em São Lázaro, é a maniçoba de Raimundinho que reina. Lá só serve maniçoba mesmo, acompanhado de cerveja gelada, tudo baratinho e saboroso. A princípio, Raimundinho não é lá muito receptivo, mas vá com fé.

E pra fechar, tem o Recanto da Maniçoba em Brotas, comandado por Elza Porto, que faz maniçoba há mais de 20 anos. A senhorinha de 82 anos é de Cachoeira, não precisa nem mais dizer nada né?

Eaí, deu ou não deu água na boca?

+ infos:
Veja Salvador: A Venda
iBahia
Blog Chef de Primeira

motivo #93

This entry was written by carolangom and published on April 3, 2013 at 8:24 pm. It’s filed under Paladar and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

3 thoughts on “3 de abril – Maniçoba

  1. Pingback: 11 de dezembro – São Lázaro | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 25 de dezembro – Cocada | 365 motivos para amar Salvador

  3. João Paulo on said:

    Engraçado,depois que ficou famosa a maniçoba virou prato baiano…parece até a lambada depois que ganhou o mundo e vitou dança baiana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: