365 motivos para amar Salvador

7 de abril – Fonte Nova

Por Vitor Villar

A antiga Fonte NOva (Foto: Reprodução)

A antiga Fonte Nova (Foto: Reprodução)

Foram mais de cinco anos de muita espera, mas neste domingo, o futebol baiano volta ao seu verdadeiro lar: a Fonte Nova. Agora, numa versão bem mais “século XXI” do nosso querido estádio.

Essa será uma Fonte Nova realmente nova, “construída do zero para abrigar os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo”. Ok, isso a gente já sabe e é um bom papo para rodar em boca de político e nos jornais. Mas não é só isso que interessa pra gente. É algo bem maior…

A Fonte Nova demolida (Foto: Reprodução)

A Fonte Nova demolida (Foto: Reprodução)

O Estádio Octávio Mangabeira – nome que, aliás, está sendo deixado para trás – foi construído visando a Copa do Mundo de 1950, mas não ficou pronto a tempo. Foi inaugurado somente em 1951, com um jogo entre os hoje “nanicos” Botafogo e Guarany. Desde então, a Fonte tem sido o lar do futebol baiano e o palco das nossas maiores conquistas esportivas.

Os inúmeros Campeonatos Baianos conquistados por Bahia e Vitória e os surpreendentes estaduais vencidos por Galícia e Leônico. Os tantos e tantos Ba-Vis. A invencibilidade da Seleção: 6 vitórias e 5 empates na Fonte. A Copa América de 1989. O quase gol 1000 de Pelé em 1969. As lutas do incrível Popó no ginásio Antônio Balbino – o “Balbininho”. O show de Ivete Sangalo em 2003. E, é claro, o bi-campeonato brasileiro do Esquadrão de Aço, em 59 e 88.

Arena Fonte Nova (Foto: Reprodução)

Arena Fonte Nova (Foto: Reprodução)

São inúmeros os motivos que fizeram a velha Fonte entrar para o coração e para a memória do soteropolitano. Ela era um patrimônio e um símbolo dessa cidade. Mais do que isso: a Fonte era um costume, um hábito do povo aos domingos. Subir a Ladeira da Fonte ou atravessar o Dique do Tororó a pé, cantarolando o hino do seu time, era uma experiência que definia a baianidade do sujeito. Haja história!

Infelizmente, essa história foi interrompida por uma fatalidade em 2007 e literalmente veio abaixo em 2010. Surgiu então um sentimento estranho, um vazio no peito de cada baiano apaixonado por futebol. Vazio que pode voltar a ser preenchido a partir deste domingo, 7 de abril de 2013.

A história que começa hoje não é a continuação daquela que acabou em 2010. Essa é uma Nova Fonte, voltada para o novo século e consequentemente para as novas gerações. A partir de agora, teremos o que há de melhor no mundo bem ali, há alguns metros do Dique, no coração de Salvador. Essa é uma história para ser contada do zero, seja ela boa ou ruim.

Por isso, não me importa se ela é uma arena multiuso, feita para abrigar a Copa do Mundo e bla bla bla. O que interessa é ter de volta o estádio do coração da cidade. Com o Dique ao fundo, o som de tricolores e rubro-negros ecoando do Vale de Nazaré ao Vale dos Barris, as subidas e descidas de ladeira e a peregrinação da Lapa à Fonte Nova, na tristeza ou na alegria. O que importa é todo um legado que essa Arena vai deixar para as gerações futuras, misturando sua inerente modernidade com as lembranças e o carinho das gerações passadas. Queremos esse diálogo da baianidade. Assim vamos viver a Arena Fonte Nova.

This entry was written by carolangom and published on April 7, 2013 at 5:07 pm. It’s filed under esporte and tagged , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

7 thoughts on “7 de abril – Fonte Nova

  1. Pingback: 10 de junho – Restaurante Grão de Bico | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 24 de julho – Academia Champion | 365 motivos para amar Salvador

  3. Pingback: 6 de agosto – Café Terrasse | 365 motivos para amar Salvador

  4. Pingback: 14 de outubro – greve ao som de Edson Gomes | 365 motivos para amar Salvador

  5. Pingback: 28 de outubro – RedeMoinho Cooperativa | 365 motivos para amar Salvador

  6. Pingback: 29 de outubro – o maior acarajé da Bahia | 365 motivos para amar Salvador

  7. Pingback: 4 de novembro – Curvas | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: