365 motivos para amar Salvador

13 de abril – Gal Costa

Por Carol Andrade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Gal Costa nasceu Maria das Graças e assim ficou até se apresentar com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia na inauguração do Teatro Vila Velha. Os então novatos eram promissores no cenário musical da Bahia e as duas cantoras faziam um dueto na canção Sol Negro. Isso acontecia em 1964, um ano importante (e triste) na história do Brasil.

Em 1965, Maria das Graças lançaria Eu Vim da Bahia, de Gilberto Gil, e Sim, Foi Você, de Caetano. A voz afinadíssima e poderosa da cantora desconhecida faria nascer logo em seguida Gal Costa.

Aos 67 anos, Gal é considerada uma das mais belas vozes do Brasil e seu último trabalho, Recanto (2011), é uma reinvenção artística na sua carreira. Com nuances eletrônicas, rock’n roll e pitada de funk carioca, o disco é fruto de uma parceria com Caetano Veloso, seu velho amigo e compositor preferido.

Daí que hoje, pela primeira vez lá estava eu no show de Gal. Com a Concha Acústica lotada, a voz dela preencheu o lugar e – me permita ser brega – o coração. É que a cantora tem esse poder de fazer a gente emocionar, aplaudir de pé, com as lágrimas tentando escapar dos olhos. Coisa linda de se ver e de ouvir.

E quem não vibrou com as antigas e novas canções? Dom de Iludir, Barato Total, Baby, Força Estranha, Modinha Para Gabriela, Neguinho, Um dia de Domingo (fazendo Tim Maia!), todas as canções pareciam ainda mais emocionantes na Concha Acústica da nossa cidade.

E em meio à um disco bem diferente da sua trajetória, a nova Gal que já não mora há muito tempo aqui, agradeceu o carinho dos conterrâneos, contou que as memórias de Salvador ficaram ainda mais frescas com aquele show, se emocionou e emocionou até as senhorinhas que só foram para ouvir velha Gal.

Fique com um pouquinho de Gal Costa cantando a Bahia e pode se orgulhar porque é tudo da terra, viu?

This entry was written by carolangom and published on April 13, 2013 at 10:11 pm. It’s filed under música and tagged , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “13 de abril – Gal Costa

  1. Pingback: 5 de novembro – Forte São Marcelo | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 30 de dezembro – BaianaSystem | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: