365 motivos para amar Salvador

16 de abril – Fundação Pierre Verger

Por Carol Andrade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fundada em 1988, a Fundação funciona onde viveu Pierre Verger durante anos. Na Ladeira da Vila América, no Engenho Velho de Brotas, uma casa vermelha guarda todo o acervo fotográfico e registros do francês mais soteropolitano que já existiu.

E ele viajou muito, foi da França para a Rússia, de lá ainda passou pelo Japão, China, Itália, Estados Unidos, Espanha, África, Paris, Londres, Antilhas, México, Filipinas, Indochina, Cuba, Roma, Guatemala, Argentina, Peru, Bolívia. Ele rodou os quatro cantos do mundo até chegar em 1946 em Salvador. É incrível perceber o efeito que uma cidade faz na vida de algumas pessoas e a capital baiana parece ter esse poder, né?

Bom, eu já sabia desse potencial! Mas o blog está reforçando um pouco essa ideia até para aqueles descrentes deste lugar. Bom, voltando à história, foi aqui que o coração do fotógrafo bateu mais forte pela cultura africana. Com uma cidade tão colorida quanto essa, o francês foi se envolvendo cada vez mais com o candomblé, a cultura afro. Ele documentou e fotografou tanto que se transformou em um etnógrafo e pesquisador.

Foto: Acervo/Fundação Pierre Verger

Foto: Acervo/Fundação Pierre Verger

O fotógrafo morreu em 1996 e a sua casa já havia virado um centro de pesquisa e a Fundação Pierre Verger já estava mais que consolidada. No acervo, estão vários objetos pessoais, além de 62 mil (!!) negativos de fotos, e mais 8 mil fotografias ampliadas, artigos, documentos. Lá funciona ainda uma biblioteca com cerca de 3,5 mil volumes –  a maioria sobre a cultura africa e afro-brasileira (dá para consultar, mas não pode pegar emprestado ou copiar).

Enfim, vale a pena conferir! São tesouros guardados no meio da nossa cidade, com muita história e carinho.

+ infos:
Edereço: Fundação Pierre Verger
2ª Travessa da Ladeira da Vila América, 6
Engenho Velho de Brotas
Telefone: (71) 3203 8400
Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Site

motivo #106

This entry was written by carolangom and published on April 16, 2013 at 9:20 pm. It’s filed under instituição and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: