365 motivos para amar Salvador

20 de abril – O Cravinho

Por Carol Andrade

Foto: Carol Andrade/365 Salvador

Foto: Carol Andrade/365 Salvador

Eu posso justificar o atraso do dia, é que o motivo de hoje tem cara de noitada e ainda combina com esse dia fresquinho e chuvoso. Deixa de preguiça, junta os amigos num táxi e umbora para o Pelourinho tomar umas n’O Cravinho.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O bar O Cravinho foi fundado entre as décadas de 80 e 90 e está instalado em um casarão do Terreiro de Jesus, o coração do Pelô. Das variações de infusões –  misturas de ervas curtidas com cachaça – que você encontra por lá, a mais famosa é o cravinho, de mel, limão e cravo (!).

Mas flores, raízes, frutas e ervas também estão entre os sabores no cardápio que tem cerca de 30 infusões de cachaça. Destaco a deliciosa e afrodisíaca Senzala, que leva cachaça, vinho, Catuaba, Jatobá, mel e limão.

Mesmo que você não se jogue na bebida ou simplesmente não curta cachaça, o local já vale a visita. Com cara de taberna e toda de madeira nobre (Pau D’arco, Massaranduba e Gonçalves-alves), os próprios barris que armazenam os ingredientes servem de decoração. O lugar é dividido em quatro espaços: O Cravinho, o Jatobá, a Cachaçaria, a Senzala Vip. Uma dose do cravinho – copinho um pouco maior que o de café – custa em média R$2.

Frequentado por turistas, mas também soteropolitanos e clientes fiéis, o bar serve ainda petiscos e outras bebidas. Na Senzala Vip, de vez em quando rola uma música ao vivo. E o dia que mais bomba é quando rola a tradicional Terça da Benção.

Há quem diga que o cravinho tem história ligada à festa da terça-feira, quando ficou popularizada entre ambulantes, barracas e barzinhos. E é no O Cravinho que a bebida reina absoluta. Boa pedida para esquentar a noite!

+ infos:
O Cravinho
Endereço: Terreiro de Jesus, Pelourinho
Telefone: 3322-6759
Site

motivo #110

This entry was written by carolangom and published on April 20, 2013 at 11:15 pm. It’s filed under noite, Paladar, programa barato and tagged , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: