365 motivos para amar Salvador

23 de abril – fé e sincretismo

Por Carol Andrade

Carybé representou São Jorge com um coração azul de Oxóssi (Imagem: Reprodução/ Facebook Instituto Carybé)

Carybé representou São Jorge com um coração azul de Oxóssi (Imagem: Reprodução/ Facebook Instituto Carybé)

O dia amanheceu com uma alvorada de fogos em alguns bairros da cidade. É que o dia é de um dos santos mais pop da Igreja Católica: São Jorge. Reza a lenda que o guerreiro nasceu na Capadócia, hoje região da Turquia. Por aqui, o santo estampa camisas e corpos em forma de tatuagem. E ainda é nome de novela e tema de música.

Em Salvador, o santo também é sincretismo, onde cristianismo, candomblé e umbanda se reúnem na mesma fé. Enquanto no Rio de Janeiro, São Jorge é associado à Ogum, aqui na Bahia o povo relaciona o santo à Oxóssi. Dizem que a associação dos santos católicos aos orixás é coisa dos nossos antepassados escravizados. Se é verdade, não tenho certeza, mas sei da força que isso tem até os dias atuais.

Começa pela cor da roupa e das guias, do dia da semana (já falado anteriormente aqui), e vai parar na barriga. Afinal, se as coisas acabam em pizza no mundo inteiro, aqui na capital baiana tudo acaba em caruru.

Em Salvador, Bahia, o santo (São Jorge) foi sincretizado a Oxossi. Na religião da Umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda. (Wikipedia)

Mas uma coisa a gente não pode negar, se o São Jorge é o santo mais corajoso do catolicismo, o Oxóssi é o orixá guerreiro, da caça e da fortuna. Entre armaduras de ferro e arco e flecha, a força é o que rege os devotos e os filhos dessas divindades.

E o dia foi festejado assim: com missa em igreja católica que emendou num caruru, uma procissão, com as cores vermelhas de Iansã e Xangô e, claro, de São Jorge também, além de vários fogos, festejos e graças. Porque o que importa mesmo é a fé e isso a gente tem de sobra.

* motivo #113

This entry was written by carolangom and published on April 23, 2013 at 10:09 pm. It’s filed under Soteropolitanidades and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “23 de abril – fé e sincretismo

  1. Pingback: 11 de dezembro – São Lázaro | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 23 de dezembro – Espaço Cultural da Barroquinha | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: