365 motivos para amar Salvador

Dia 28 de abril – Hot dogs de Brotas

o-reio-do-hot-dog

Foto: Reprodução/Google Street View

Por Luciano Matos

Apesar de não parecer, hot dog é uma das tradições em Salvador. Toda cidade tem, é verdade. Mas tem dois específicos aqui que recebem um carinho especial dos soteropolitanos. Primeiro porque são gostosos, apesar de bem simples, mas principalmente porque são a salvação da galera na madruga em qualquer dia da semana. É isso, saiu na segunda, ficou até tarde na rua, procura o que comer? Pode ir neles. Rodou pelo Centro da cidade depois da festa e não tem onde comer e convesar, pode ir pra lá.

Existem algumas opções de comida 24 horas, mas muitas às vezes não rola por diversos motivos e você pode até se surpreender com eles fechados. Os dois hot dogs de Brotas não, estão sempre lá. Engraçado que são em Brotas, bairro improvável para boa parte da população, mas que na verdade oferece algumas opções. De Campinas de Brotas até a Vila Laura você pode rodar, vai achar boteco, espetinho, até yakisoba até tarde como opção. O que funciona a noite inteira, porém são os cachorro quente.

Um deles é menorzinho, mais simples, mais tímido, mas bastante conhecido, o “Mec Esquina”. Fica ali numa ruazinha quase na frente do Hospital Aristides Maltez, na Av. Dom João Sexto. É uma barraquinha que cresceu e ganhou um espaço um pouco maior, mas é só o balcão pra servir. Sempre tem gente lá, pode passar segunda 3 horas da manhã que vai ter alguém comendo. O sabor com molho ou sem molho e de respeito, bem tradicional e para espantar aquela foma da madrugada.

O outro é o “Rei do Hot Dog”, na Ladeira dos Galés. Ele é ainda mais tradicional. Existe há mais de 40 anos, isso mesmo. Provavelmente quando você nasceu seus pais já comiam nele. Começou na Piedade, na praça, em um trailer, onde fez fama. Hoje, nos Galés, numa casa com paredes de azulejo, mesas de plástico, quase nenhum conforto, mas 52 opções de sanduíches e 16 sabores de sucos. O hot dog tradicional, a R$ 2,80 é de alto nível, simples e delicioso, como tem que ser. Até por isso é o mais pedido.

O Rei do Hot Dog
Ladeira dos Galés, 20, Brotas
Telefone: 3322-0037

Mec Esquina – Hot dog do Davino
Rua Dr. Filinto Borja, 347 – Brotas
Telefone: 8857-2472/ 71 8729-2161

This entry was written by lubmatos and published on April 28, 2013 at 7:40 pm. It’s filed under 24h, Paladar, programa barato and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “Dia 28 de abril – Hot dogs de Brotas

  1. Pingback: 17 de dezembro – La Pulperia | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: