365 motivos para amar Salvador

29 de abril – Balé Teatro Castro Alves (BTCA)

Por Carol Andrade

Espetáculo '...Ou Isso' do BTCA (Foto: Divulgação)

Espetáculo ‘…Ou Isso’ do BTCA (Foto: Divulgação)

No dia que comemoramos a dança, não tinha como fugir e falar de outra coisa. Como já disse aqui, Salvador é uma cidade de ritmo e movimento. E a dança é a melhor expressão do nosso corpo. Está no carnaval, nas festas de largo, no candomblé, na capoeira, no samba de roda, no pagode.

Para representar todo esse movimento e de forma técnica, a companhia oficial de dança de Salvador é o Balé Teatro Castro Alves, conhecido como o BTCA, com direção artística do ator e diretor Jorge Vermelho. A história do grupo começou em 1981 (lá se vão 32 anos!) e logo que foi fundado assumiu o perfil de dança contemporânea.

São 36 bailarinos e mais de 50 montagens ‘nas costas’.  Entre as memoráveis estão ‘Ilhas’, ‘Sonhos de Castro Alves’, ‘Sagração da Primavera’ e ‘Berimbau’, entre outras, que foram aclamadas pelo público e pela crítica. E ainda com apresentações em muitas cidades brasileiras e países como os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Áustria, Itália, República Tcheca, Portugal, Israel e Argentina.

A coreografia mais recente é a ‘…Ou Isso’, de 2012, mas outras recentes também foram sucesso como Essa Tempestade, Pedro e o Lobo e 1POR1PRAUM. O BTCA também promove alguns projetos paralelos como o BTCA Dancinforma (formação de plateia), o BTCA Ensaia (ensaio aberto ao público) e o BTCA Visita (apresentações da companhia em espaços carentes e periféricos).

+ infos:
Site: Balé Teatro Castro Alves
motivo #119

This entry was written by carolangom and published on April 29, 2013 at 10:53 pm. It’s filed under teatro and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

3 thoughts on “29 de abril – Balé Teatro Castro Alves (BTCA)

  1. Pingback: 11 de agosto – Domingo no TCA | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 18 de agosto – homem também rebola | 365 motivos para amar Salvador

  3. Pingback: 31 de outubro – Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: