365 motivos para amar Salvador

1º de maio – Abará do Original

Por Carol Andrade

Foto: Luana Amaral/365 Salvador

Foto: Luana Amaral/365 Salvador

Para representar o Dia do Trabalho no blog, nada melhor do que falar de uma figura que só se encontra em Salvador. A gente está falando do Abará do Original, ou Edgar Original, um trabalhador muito criativo que o Imbuí conhece faz tempo.

Com sua bicicleta adaptada de tabuleiro, um figurino afro e seu filho ao lado, o Original é figura carimbada na pracinha do Imbuí. Ele circula pelos barzinhos de quarta a domingo, sempre do fim da tarde até a noitada. A primeira pergunta que fiz foi: “e como eu vou achar esse homem?”. “Você vai achar!”, garantiu Mylanda Mota, que sugeriu a pauta do dia (valeu, Myla!).

Foto: Luana Amaral/365 Salvador

Foto: Luana Amaral/365 Salvador

E não demorou muito para encontrar o Original e seus tantos sabores de abará. “Eu me especializei em abará. Eu faço 28 sabores temperados e consistentes. São abarás diferenciados. Tem de camarão e também tem outros sabores para quem tem alergia a camarão”, disse Original. “Eu mantenho a tradição, com feijão fradinho, cebola e tal. O meu diferencial é o tempero”, completou.

O que mais sai é o de camarão, que é parecido com o tradicional, mas tem ainda de bacalhau, atum, merluza, manjericão, alho grego, erva apimentada e muito mais. Ao longo dos 13 anos trabalhando no Imbuí, Edgar contou que muita gente vai de longe atrás do Abará Original. “Vem gente de Lauro de Freitas, Brotas, são clientes fiéis de desde o início. São pessoas que tem alergia a camarão e nunca tinham comido abará”, disse.

Foto: Luana Amaral/365 Salvador

Foto: Luana Amaral/365 Salvador

Como um bom soteropolitano (ou vai me dizer que você acredita nessa história de baiano preguiçoso?), Original pega no batente cedo para deixar tudo no capricho.”Eu durmo na cozinha e acordo na feira. Trabalho desde sete da manhã e vou embora quase meia noite”, contou. O trabalho compensa, afinal, o abará é uma delícia. E tem coisa mais prazerosa do que trabalhar deixando as pessoas felizes?

+ infos:
Abará do Original
Funciona: de quarta à domingo, de 18h até quase meia-noite
Endereço: itinerante (de bike!), pela pracinha do Imbuí, circulando entre os bares
Preço: Um abará custa R$6, dois ficam por R$10
motivo #121

This entry was written by carolangom and published on May 1, 2013 at 10:41 pm. It’s filed under noite, Paladar, programa barato and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “1º de maio – Abará do Original

  1. Pingback: 3 de dezembro – Abará | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: