365 motivos para amar Salvador

8 de maio – Picolé Capelinha

Por Carol Andrade

Foto: Angelucci Figueiredo/ Jornal Correio

Foto: Angelucci Figueiredo/ Jornal Correio

Todo bom soteropolitano que se preze já provou o picolé capelinha. Coisa nossa, coisa da terra, é um dos quitutes preferidos do verão. Tem sabor de infância, quando deixou todas as nossas idas às praias mais gostosas, e de quebra refrescou o calorão dessa cidade.

Mas nem só de praia vive o capelinha. Ele é parte da nossa cultura, acessível e baratinho (tudo bem que sofreu uma boa inflação desde suas origens), é amado pelas crianças, jovens, adultos e idosos. O Capelinha sofreu com a pirataria mas o original tem o nome carimbado no palito. E tudo isso foi criação de um único homem, seu Antônio Mota dos Santos, em 1971.

Criado na Capelinha de São Caetano, daí o nome, o picolé virou um fenômeno pela qualidade do produto e só. Não houve nenhuma propaganda, e na loja não há nenhum sinalização com nome, nenhuma placa. O empresário conta que o segredo veio das frutas.

E o processo do Capelinha é 100% natural, com frutas selecionadas e da época. Milho verde, morango da fruta, cajarama, uva da fruta, açaí com granola e banana, pinha, jabuticaba, aipim, biri-biri, carimã, jaca são alguns dos diversos sabores do picolé mais tradicional da cidade. “Toda fruta que aparece, eu faço!”, contou seu Antônio para o G1 Bahia.  E o nome, ele disse que foi espontâneo. As pessoas perguntavam ‘Que picolé é esse? É da Capelinha.’

É a cara da Bahia, é a cara de Salvador! Coisa nossa🙂

+ infos:
Endereço: Rua Padre Antônio Vieira, 104, Capelinha
Telefone: 3304-9841
Matérias:
Jornal Correio
G1
A Tarde


motivo #128

This entry was written by carolangom and published on May 8, 2013 at 7:30 pm. It’s filed under Paladar, verão and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “8 de maio – Picolé Capelinha

  1. Pingback: 28 de agosto – Torta Búlgara | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 25 de dezembro – Cocada | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: