365 motivos para amar Salvador

9 de maio – Museu Carlos Costa Pinto

Por Carol Andrade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um dos nossos museus mais imponentes, o Museu Carlos Pinto tem estilo Colonial Americano e foi projetado inicialmente para abrigar o casal Carlos Costa Pinto e Margarida Costa Pinto no final da década de 50. De famílias tradicionais da cidade, o casal não teve filhos. E assim que ficou viúva, Margarida realizou o sonho do marido: fundar um museu com as peças de arte que ele colecionou ao longo do casamento.

A mansão representa tudo de mais burguês da nossa sociedade, no melhor sentido da palavra. A riqueza está bem representada do Corredor da Vitória ao acervo, da pompa à arquitetura. E o museu ainda conta com um café simpático, o Café Balangandan, um auditório e uma biblioteca.

Sala dourada do Museu Carlos Pinto (Foto: Reprodução)

Sala dourada do Museu Carlos Pinto (Foto: Reprodução)

O acervo com objetos de arte colecionados por ele no século XX conta com porcelanas, cristais, gravuras, esculturas, móveis, entre outros objetos decorativos. Mas o destaque são as jóias usadas pelas negras escravizadas. Confeccionadas nos séculos XVIII e XIX, diferem das jóias das senhoras brancas. São muito mais exuberantes!

Diferente dos nossos outros museus, mais tímidos, o Costa Pinto chama atenção pelo enorme recuo, com direito a um gramado impecável e uma fonte. A partir de hoje, nesta quinta-feira (9), o museu promove uma programação cultural com exibição de filmes clássicos, além de recital e uma apresentação musical com os músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia. Vale a pena a visita! E no embalo da semana das mães, arrasta ela também pra esse passeio.

+ infos:
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, exceto terças, das 14:30 às 19:00h
Site: Museu Carlos Costa Pinto
iBahia: Museu promove semana cultural com cinema, música e recital

This entry was written by carolangom and published on May 9, 2013 at 1:00 pm. It’s filed under Entretenimento, museu, passeio and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: