365 motivos para amar Salvador

12 de maio – Parto normal e humanizado

Por Carol Andrade

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Nesse Dia das Mães, o assunto no blog é parto normal e humanizado. Em meio a um crescimento de cesarianas e intervenções cirúrgicas na hora do nascimento, a questão está em voga no Brasil. Hoje é cada vez mais difícil encontrar gestantes que fazem questão do parto normal, especialmente na classe média. Por medo, insegurança, pela praticidade, as mães optam pelo – ou são obrigadas a aceitar – o parto cesariano.

A decisão pelo parto normal é realmente difícil, a gente sabe, mas é de emocionar. Já pensou que não tem dia marcado? O bebê tem o seu tempo. Sem contar que nesse momento, a mãe não está sob efeito de nenhum remédio. E a mãe é a protagonista das suas escolhas, ela decide como será, quanto tempo vai ficar com o filho recém-nascido. O envolvimento é extremamente forte e potencializado pela emoção.

Isso não quer dizer que uma cesariana não tenha amor e não seja importante. É claro que a cesariana é uma cirurgia que salva muitas vidas – de mamães e bebês – todos os dias e em vários lugares do mundo, mas será que ela deve ser feita em todos os casos?

Foto: Reprodução/ Centro de Parto Normal do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte

Foto: Reprodução/ Centro de Parto Normal do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte

Em Salvador, ao contrário do que a maioria pode imaginar, as gestantes não precisam lutar pelo seu direito ao parto humanizado. Basta querer e ter condições clínicas satisfatórias, ou seja, uma gravidez sem riscos. É o caso de Jacira Barreto, 24 anos, mãe de Alice, 1 ano, por parto normal. Seu parto foi em casa, mas ela pensou e pesquisou muito sobre casas de partos na capital baiana.

Aqui nós temos a Casa de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, da Mansão do Caminho, que fica em Pau da Lima, e a novíssima – inaugurada em setembro de 2012 – Casa de Parto de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

A Casa de Parto da Mansão do Caminho é pioneira do Norte e Nordeste nesse serviço. É parte de um projeto audacioso e o objetivo é acolher a gestante e avaliar suas condições, propiciar a presença de acompanhamento durante o parto, assim como garantir assistência ao recém-nascido.

“O lugar é lindo, dentro da Mansão do Caminho. São poucos quartos, mas quando fui lá me disseram que nunca lota. O povo não tem interesse em parto normal. Se o parto não correr bem, tem uma ambulância do lado de fora que transporta ao hospital mais próximo”, contou Jacira.

São seis leitos chamados PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Eles são apropriados para o máximo conforto e funcionalidade da mamãe e do obstetra durante a realização de seu ato médico. Sim, é importante o acompanhamento médico ou das chamadas doulas – mulheres que dão aparato emocional e físico na hora do parto. E a ambulância é totalmente equipada para transporte da paciente para hospitais da rede pública, no caso de situações de risco ou emergência.

A Instituição também está adequando o seu Centro de Saúde para um Programa de Pré Natal. Já na Casa de Parto Normal de Lauro de Freitas, são oito quartos. E a equipe é formada por médicos e enfermeiras obstetras, nutricionista, fisioterapeutas, psicólogo e assistente social.

Para quem se interessa no assunto, tem um documentário para ser lançado no Brasil. O Renascimento do Parto é da psicóloga Érica de Paula e o apresentador de TV Eduardo Chauvet. Confira o teaser:

+ infos:
Site: Mansão do Caminho
Portal da Saúde: Rede Cegonha
Tribuna da Bahia: Lauro de Freitas ganha Casa de Parto
Revista TPM: O Renascimento do Parto
Facebook: O Renascimento do Parto

motivo #132

This entry was written by carolangom and published on May 12, 2013 at 2:26 pm. It’s filed under Serviço and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: