365 motivos para amar Salvador

16 de maio – Bar Quintal

Por Carol Andrade

Foto: Reprodução/Facebook Quintal

Foto: Reprodução/Facebook Quintal

Lembro que na minha adolescência (agora sou uma jovem adulta!) o Quintal era verdadeiramente o meu quintal junto com os amigos do colégio. Todo fim de semana a gente descia os degraus inclinados deste bar escondido, vizinho do Passeio Público, e ficava até cair a madrugada.

Simples, com cara de boteco, o bar é praticamente um cafofo, escondido no quintal de um casarão antigo – dizem ser do século XVIII. Dos seus detalhes, o que mais chama atenção é uma mangueira robusta no meio das mesinhas. Apesar do meu grupo frequentar o bar com gente dos 15 aos 21 anos, seus frequentadores fiéis são mesmo os coroas e os artistas.

Não sei quantas vezes, entre uma cervejinha e outra, um músico aparecia na nossa mesa, ou um poeta descia as escadas interpretando algum poema. Até mesmo a minha turma, em muitas noites, atravessava o Campo Grande com viola, pandeiro, meia-lua pra fazer um sonzinho no Quintal.

Comandado por uma equipe de funcionários veterana, os garçons – pelo menos na minha época – não eram de muitos sorrisos. Mas quantas histórias tinham pra contar! Primeiro porque o bar, no auge da ditadura militar era ponto de encontro político dos opositores do governo. E de lá, dá até pra imaginar, pode ter surgido muitas ideias revolucionárias. Pelo menos gosto de pensar assim.

Ai que saudade do Quintal! Um dia desses dá vontade de reunir a turminha de novo para tomar uma cervejinha e comer um escondidinho. Uma noite como a de hoje, quinta-feira úmida é perfeita para o programa.

Foi lá também que o Príncipe Maluco – que a gente já considera um dos drinks típicos da capital baiana – foi criado. A história foi contada ao blog-reportagem O Campo Grande, dos estudantes de jornalismo da Ufba. Veja o vídeo em que Jorge Queiroz, dono do Quintal há 19 anos, explica como a bebida surgiu:

+ infos:
Veja Salvador: Quintal
O Campo Grande: O Quintal
Facebook: Bar Quintal

motivo #136

This entry was written by carolangom and published on May 16, 2013 at 10:55 pm. It’s filed under esconderijo, noite, programa barato and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “16 de maio – Bar Quintal

  1. Pingback: 8 de agosto – Palácio da Aclamação | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: