365 motivos para amar Salvador

21 de maio – vista da Avenida Contorno

Por Carol Andrade

Avenida Contorno (Foto: Reprodução/ Alex Oliveira/SeturBahia)

Avenida Contorno (Foto: Reprodução/ Alex Oliveira/SeturBahia)

Depois de alguns dias de chuva e tempo nublado, o sol voltou a brilhar em Salvador. Com algumas nuvens charmosas no céu azul, além do sol e do calor desta terra, que tal olhar com carinho para uma das vistas mais bonitas da cidade?

A história é relativamente nova, se a gente comparar com a idade da capital baiana. Foi no fim da década de 50 – mais precisamente em 1958 – que a Avenida Lafayete Coutinho foi criada. Foi projetada pelo arquiteto Diógenes Rebouças (que também desenhou a Fonte Nova, a Av. Centenário e o Edifício da Escola Politécnica da UFBA, entre outras obras pela cidade). É conhecida como Avenida Contorno, esta é uma das principais ligações entre a cidade alta e a cidade baixa.

Em processo de construção (Foto: Reprodução)

Em processo de construção (Foto: Reprodução)

Imagine que antes dessa avenida, as possibilidades para transitar entre as duas regiões eram feitas apenas pelo Elevador Lacerda, ou pelos planos inclinados ou através da Ladeira da Água Brusca. Já pensou? Difícil!

A Contorno é um charme especialmente para quem vai em direção ao Comércio. Não que a subida seja feia, mas descer parece ser mais especial. A vista para a Baía de Todos os Santos é encantadora. Experimente um passeio de ônibus e olhe através das janelas.

As cores do céu e do mar, os barquinhos e as lanchinhas brancas em contraste na Bahia Marina, o Forte São Marcelo, o enorme quebra-mar que parece cortar as águas da baía, tudo é um conjunto perfeito para o deleite dos olhos. Não dá pra explicar direito. Tem que ver e sentir!

motivo #141

This entry was written by carolangom and published on May 21, 2013 at 4:05 pm. It’s filed under Baía de Todos os Santos, vista and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “21 de maio – vista da Avenida Contorno

  1. Pingback: 30 de agosto – Fontes da Cidade | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 1º de novembro – Baía de Todos os Santos | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: