365 motivos para amar Salvador

26 de maio – massa!

Por Carol Andrade

Hoje vai ser massa (Foto: Rreprodução/Facebook/Tipografite)

Hoje vai ser massa (Foto: Rreprodução/Facebook/Tipografite)

Se você é da terra ou já teve contato com algum soteropolitano convicto, então sabe como essa expressão é disseminada em Salvador. “Que massa!”, “É massa”, “Vai ser massa”, “Foi massa”, “Tá massa”. A palavra ‘massa’ pra gente é sempre sinônimo de coisa boa e tem a cara da cidade.

O nosso massa é equivalente ao “sussa” e “firmeza” de São Paulo, ou o “tri” gaúcho, ou o “limpeza” do Ceará. Popular, é uma das expressões que ganharam a cidade como um todo – do mais pobre ao mais rico – sem preconceitos. Tá na rua circulando como um legítimo soteropolitano e virou até nome de jornal.

Difícil é saber as procedências da expressão, mas quem se importa com isso? De qualquer forma, com tanto baiano espalhado no Brasil, a impressão é que nosso ‘massa’ tá dominando geral. Ou você nunca viu um carioca por aí falando massa? De Salvador para o Brasil!

motivo #146

This entry was written by carolangom and published on May 26, 2013 at 8:47 pm. It’s filed under Soteropolitanidades and tagged , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: