365 motivos para amar Salvador

4 de junho – Vila Brandão

Por Carol Andrade

Foto: Reprodução SyperCraperCity/ Kip7788 / Picasa

Foto: Reprodução SyperCraperCity/ Kip7788 / Picasa

Bem ali, entre a Baía de Todos os Santos, a Vitória a a Ladeira da Barra fica a Vila Brandão e são poucos os que sabem da existência deste lugar incrível. A comunidade lembra uma cidadezinha de interior. Todo mundo se conhece, as crianças brincam nas ruas, o lugar é tranquilo e cada um vai se ajudando como pode.Também sempre foi considerada uma das regiões com menor índice de criminalidade.

A história começou com Antônio Florentino da Silva, que há pouco mais de 70 anos, fundou a Vila. De Santo Antônio de Jesus para a capital baiana, ele construiu a primeira casa na encosta da Vitória e lá criou sua família. Até hoje seus filhos moram por lá e naturalmente, a ocupação atraiu outras pessoas e foi se transformado em uma pequena comunidade. Seu Antônio morreu em 2007, aos 100 anos de idade.

São cerca de 250 famílias que moram no lugar e se você quiser conhecer e fazer um turismo social e humanista, as pessoas certas para procurar são Seu Charles, Dona Raimunda ou Alex. São antigos moradores e as melhores pessoas para guiar sua visita.

Foto: Reprodução SyperCraperCity/ Kip7788 / Picasa

Foto: Reprodução SyperCraperCity/ Kip7788 / Picasa

Pequeno, porém disputado, o espaço está em conflito. Vizinhos do Yatch Club da Bahia, a Vila Brandão está localizada em uma área privilegiada e é visada por construtoras. É que a localização conta com uma panorâmica para a Baía de Todos os Santos, além da Mansão Wildberger, demolida em janeiro de 2007, e uma razoável área verde. Então, já viu né? Há algum tempo os moradores sofrem com a pressão da desapropriação.

Mas como o objetivo do blog é só falar de coisa boa dessa cidade, fica a dica para conhecer este quase esconderijo sossegado, simples e carente, em meio a uma área nobre como a Vitória e a Barra. Além dos fatores sociais, o lugar ainda tem uma bela vista e um acesso pro mar paradisíaco. É que existe uma praia quase particular para os moradores da vila. Escavada no paredão, tem difícil acesso, mas vale a pena pelo visual deslumbrante.

+ infos:
Blog: Vila Brandão
Jornal A Tarde
Blog: Vila Brandão Existe

motivo #155

This entry was written by carolangom and published on June 4, 2013 at 10:21 pm. It’s filed under Baía de Todos os Santos, esconderijo, vista and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: