365 motivos para amar Salvador

26 de junho – Casa da Música

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Embora complete 20 anos neste ano, a Casa da Música ainda é uma novidade para muito soteropolitano. Fundada em 1993, junto com as obras de recuperação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, tinha como objetivo abrigar acervos (literatura, instrumentos musicais, objetos) da história da música baiana. À beira do Abaeté, quem frequenta a Casa da Música, sabe, que ela vai além de um abrigo.

Lá também acontecem oficinas,, exposições temporárias, saraus e bate papos musicados. E, claro, a música é sempre o tema central de todas as atividades. Mas o mais interessante é que a Casa da Música está sempre diretamente relacionada com as crianças da região. São muitos projetos voltados para a gurizada da área. Entre eles, oficinas de meditação, de violino, de pandeiro e até de pífano (uma espécie de flauta mais rústica).

Ensaio da Oficina de Pandeiro dentro da Casa da Música (Foto: Reprodução/Facebook)

Ensaio da Oficina de Pandeiro dentro da Casa da Música (Foto: Reprodução/Facebook)

E agora, em meio à Copa das Confederações, o projeto Cultura em Campo espalhado pelos principais equipamentos culturais de Salvador também chegou à Casa da Música, em Itapuã. Na programação, que vai até o dia 28 de outubro (sexta), vão passar por lá muitos nomes locais, além de aulas de ginástica, oficinas de MC’s, break e grafite, além de circo.

Hoje foi dia de apreciar a nossa querida Margareth Menezes e o Malê Debalê, que tem origens em Itapuã, e a gente considera da casa. Assim como a Orquestra de Pandeiros de Itapuã, que vai passar por lá até o fim da programação. É bom prestar atenção à programação, porque tem algumas atrações imperdíveis para quem valoriza a arte da nossa terrinha, como o luau com a Velha Guarda de Itapuã e a As Ganhadeiras de Itapuã. E a gente nem liga se a programação vai além dos muros da Casa da Música e chega nas areias claras do Abaeté, já que tá tudo ali, em casa!

+ infos:
Blog: Casa da Música 
Funcionamento: de terça a sábado das 9h às 17 e aos domingos das 9h às 16h.

This entry was written by carolangom and published on June 26, 2013 at 11:19 pm. It’s filed under instituição, música and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: