365 motivos para amar Salvador

29 de junho – Orkestra Rumpilezz

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Daquelas coisas que só poderiam ter surgido aqui, a Orkestra Rumpilezz é a menina dos olhos da nossa nova música baiana, nossa nova música brasileira. Com raízes afrobaianas, a orquestra é composta por quatro músicos na percussão, 14 músicos de sopro, um alabê (atabaques) e para fechar o maesto Letieres Leite.

A big band de 20 músicos tem ritmo brasileiro com harmonia de jazz. Aliás, o nome vem da representação de três atabaques do candomblé o rum, o rumpi e o lé, e para completar o “zz” de jazz. E a base é mesmo a percussão e o sopro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nas apresentações, carregadas de muita emoção, os quatro músicos da percussão sempre estão impecáveis, vestidos formalmente, enquanto os outros aparecem mais despojados. O engraçado é que em uma orquestra ‘clássica’ é justamente o contrário. Mas essa não é mesmo uma orquestra comum.

Todos de branco, enchem o palco de luz e harmonia. O que impressiona é a sintonia entre o popular e o erudito com uma música rica de detalhes, de história e força. A orquestra não só consegue apresentar com maestria essa mistura, como também consegue encantar os sensíveis e até que não liga para música clássica.

Criada em 2006, hoje a Rumpilezz já desponta no cenário nacional e internacional. É reconhecida e já foi chamada para vários festivais de música – especialmente de jazz – importantes pelo mundo afora. Sua última turnê ‘Feira de 7 Portas’ passou por diversas cidades brasileiras, arrancando suspiros. E sinto muito para os que estão longe, mas nós temos muito mais oportunidade de prestigiar a nossa Orkestra de pertinho. Hoje mesmo foi dia de aplaudir de pé na Sala Principal do Teatro Castro Alves.

motivo #180

This entry was written by carolangom and published on June 29, 2013 at 11:24 pm. It’s filed under música and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

3 thoughts on “29 de junho – Orkestra Rumpilezz

  1. Pingback: 11 de agosto – Domingo no TCA | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 22 de dezembro – Orquestra Afrosinfônica | 365 motivos para amar Salvador

  3. Pingback: 30 de dezembro – BaianaSystem | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: