365 motivos para amar Salvador

8 de julho – Avenida Centenário

Por Carol Andrade

Foto: Reprodução/Bertilo/SkyCraperCity

Foto: Reprodução/Bertilo/SkyCraperCity

Para correr, levar o cachorro pra passear, andar de bicicleta ou de patins, namorar, ou levar os pequenos para brincar ao ar livre, desde que a Avenida Centenário foi requalificada, a praça é uma das melhores opções para se movimentar na Barra. Aliás, essa é uma das coisas mais legais da Barra: você pode escolher entre a brisa do mar ou as árvores da Centenário para curtir a natureza.

As obras foram concluídas há cerca de cinco anos, em 2008, e a mudança é visível. É claro que não está perfeito, até porque a impressão é de que após muito dinheiro e muito tempo em reformas, a manutenção é quase zero. Mas o blog não está aqui pra falar dessas mazelas. Para a gente antes das obras um canal corria poluído e deprimido por toda a avenida, e depois das obras um jardim com muito verde e alguns equipamentos de exercícios físicos deram mais vida a essa sub-região da Barra.

Foto: Reprodução/Bertilo/SkyCraperCity

Foto: Reprodução/Bertilo/SkyCraperCity

Pequenas academias ao ar livre, ciclovia e pista de cooper foram algumas das melhorias para a geração saúde. Pavimentação, parque infantil, nova iluminação e jardins também deram conta do recado. Mas nem só de praça vive esta avenida. Caminho direto para o Carnaval, a Centenário reúne uma das manifestações mais espontâneas (e surreais!) que a gente conhece aqui: é o reggae no ponto de ônibus. Isso mesmo! Pra quem não sabe, o fim de expediente da sexta-feira é super animado nos pontos de ônibus da Centenário. Tem música, paquera, cervejinha e muito bate-papo.

No resto da semana, a tranquilidade reina. O lugar ainda abriga um comércio sólido (Shopping Barra, supermercado Bompreço, Vitória Center, Antiquário, Hospital, Posto de Gasolina, entre outros tantos), mas é predominantemente residencial. Arborizado como poucos bairros da cidade, o verde é um desbunde para quem sabe apreciar. E agora, com tempo úmido, as árvores e jardins parecem ainda mais vívidas. É que nosso inverno é mais ou menos assim: temperatura alta e chuva. E em meio aos edifícios, ao clima, à natureza tímida porém bela, e às festas da Barra, a Avenida Centenário se mostra uma graciosa  soteropolitana.

motivo #189

This entry was written by carolangom and published on July 8, 2013 at 11:31 pm. It’s filed under passeio and tagged , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “8 de julho – Avenida Centenário

  1. Pingback: 22 de setembro – Salvador sem carro | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: