365 motivos para amar Salvador

9 de julho – modernizando o móvel retrô

Por Carol Andrade

No Atelier da Valentina Rocha (Foto: Reprodução/Facebook)

No Atelier da Valentina Rocha (Foto: Reprodução/Facebook)

Móvel esquecido num quartinho do fundo: um criado-mudo, uma cama desmontada, uma cadeira, uma cômoda. Eu tenho, você tem, o Brasil tem. E depois de virar hype em tudo quanto é revista de decoração, blogs descolados e programa de TV, as peças com estilo retrô agora têm oportunidade para ganhar um tapa no visual e os ateliês que oferecem esse tipo de serviço pipocaram na cidade. Por aqui em Salvador, o blog dá a dica de três muito bacanas.

O Atelier da Valentina Rocha fica na Barra, mais especificamente no Jardim Apipema, o Atelier Dida logo ali na Ladeira dos Galés, em Brotas e a Retok Garage Sale é do Rio Vermelho. Apesar da forma diferente de trabalhar, basicamente o conceito é o mesmo: os três são uma boa opção para quem quer dar uma repaginada naquele móvel antigo, já cansado de guerra.

Cômoda que era da minha vó e foi modernizada pelo Atelier Dida (Foto: Carol Andrade)

Cômoda que era da minha vó e foi modernizada pelo Atelier Dida (Foto: Carol Andrade)

Além das cores, as peças podem ganhar forros de tecido, degradês, listras ou bolinhas e ainda novos puxadores. os serviços prestados são laca, estofado, cromagem, restauração, ou seja, qualquer um que tire o ar deprimido do móvel.

A paleta é das mais variadas e vai do gosto do cliente. O importante é que depois de pronta ela ganhe destaque especial na decoração da casa. Para os mais habilidosos, é uma curtição produzir em casa sua própria arte nos móveis, mas a maioria não tem tempo nem jeito para lidar com essas verdadeiras relíquias. Sem contar que algumas peças precisam passar por um marceneiro antes. Quanto à tinta, uma das técnicas mais famosas é a a laca, em que a peça ganha um brilho bem profissional.

Poltrona e cômoda reformadas pela Retok Garage Sale (Foto: Reprodução/Facebook)

Poltrona e cômoda reformadas pela Retok Garage Sale (Foto: Reprodução/Facebook)

A Valentina Rocha é uma das mais antigas do setor e, entre técnicas variadas, uma das coisas mais legais é que ela também trabalha com figuras na pintura (como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e até temas de cinema) do móvel. Bem pop!

Enquanto que a Retok Garage Sale fica em uma casa mais ampla, tipo show room, montada já com alguns ambientes bem moderninhos e com muito bom gosto, é só chegar e escolher sua peça preferida. O atelier foi criado por Cynthia e Manuela Borja, (mãe e filha à frente do negócio) e também recebe encomendas e peças para reformar.

Já o Atelier Dida é comandado por Marla Sampaio. Caprichosa e atenciosa, Marla se vira para dar conta das encomendas e dos garimpos que encontra pela cidade perfeitos para uma reforminha. Esta é uma boa opção para quem prefere orçamentos mais modestos!

Como o serviço é de certa forma bem parecido em todos, cabe ao cliente escolher qual atelier melhor se ajusta à necessidade ou interesse. Se mais perto de casa, mais fino, mais pop, mais barato. O que importa é dar vida ao móvel apagadinho e esquecido no fundo da casa. Afinal, tem coisa mais soteropolitana que uma cor, uma criatividade, um apego com o antepassado?  É muito nosso.

+ infos:
Atelier Dida: Facebook
Atelier da Valentina Rocha: Facebook
Loja Retok Garage Sale: Facebook e Site

motivo #190

This entry was written by carolangom and published on July 9, 2013 at 11:37 pm. It’s filed under Serviço and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “9 de julho – modernizando o móvel retrô

  1. Pingback: A comoda incomodada | Atelier Dida

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: