365 motivos para amar Salvador

15 de julho – Pérola Negra

Por Carol Andrade

Foto: Reprodução/Flickr/Maurício Almeida

Foto: Reprodução/Flickr/Maurício Almeida

Um dos poucos lugares da cidade que você vai encontrar um acervo completo de discos brasileiros. Mas antes de ser brasileiríssima, a Pérola Negra é baianíssima. Mesmo aqueles que não entendem muito de MPB, não tem quem passe despercebido por um catálogo tão diverso.

De Batatinha, Walmir Lima, Gereba, Bule-Bule,Caymmi a Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso, a loja é daquelas passagens obrigatórias para os amantes da MPB, do samba, do chorinho, da chula, do instrumental.

Tudo começou com o ex-bancário Roberto Sampaio, que sempre foi apaixonado pela Música Popular Brasileira. Ao longo dos anos, Roberto foi aumentando seu acervo de obras raras e a coleção virou ponto de encontro dos entendidos da música na cidade. Além de discos, a Pérola Negra vende ainda DVDs, camisas, livros e outros souvenirs.

Foto: Reprodução/Flickr/Maurício Almeida

Foto: Reprodução/Flickr/Maurício Almeida

Além dos estilos musicais diversos, a casa ficou conhecida por abrigar um monte de trabalhos independentes e autorais.

Mas ao contrário do que a gente pode imaginar, o lugar não é feito para turistas, parece ser ainda mais especial para os soteropolitanos.

Daqueles que a gente tem que ir passar uma tarde para conhecer nossas origens, ou simplesmente viajar na história da música baiana e brasileira, sabe? Coisa de aficionado!

A casa funcionava há 12 anos no Canela, bem pertinho da Escola de Belas Artes da Ufba, mas em 2012, a Pérola Negra mudou de endereço e foi para os Barris. Agora funciona com uma cafeteria, a Chão de Estrelas, perfeita para bater um papo sobre música com o dono da loja tomando um cafezinho.

+ infos:
Endereço: Rua General Labatut, 137, Barris
Telefone: 3336-6997
Funcionamento: de segunda a sexta (9h às 19h) e sábado (9h às 14h)
Site: Pérola Negra
Flickr: Pérola Negra por Maurício Almeida

motivo #196

This entry was written by carolangom and published on July 15, 2013 at 11:18 pm. It’s filed under compras, música and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: