365 motivos para amar Salvador

16 de julho – Nariz de Cogumelo

Por Carol Andrade

Espetáculo 'É das palhaças que eles gostam mais' no Subúrbio Ferroviário (Foto: Victor Jimmy)

Espetáculo ‘É das palhaças que eles gostam mais’ no Subúrbio Ferroviário (Foto: Victor Jimmy)

Às vezes tenho a impressão de que não existe arte mais difícil do que aquela que faz rir. Se toda arte é feita para emocionar de alguma forma, em tempos de correria, cansaço, engarrafamento e falta de educação fica tão difícil achar graça da vida que a gente esquece de sorrir. Mas com o grupo Nariz de Cogumelo não tempo tempo feio: nem fila de banco, fatura de cartão de crédito e término de namoro conseguem segurar a risada.

O grupo foi formado em 2006, com o objetivo de pesquisar a arte do palhaço, mas foi em 2008 que foi parar nas ruas. De lá pra cá eles começaram a atuar com a criação e direção de espetáculos para rua, teatro e Cabarés (voltado para um público adulto). Especialmente no Campo Grande e na Pituba, o grupo é um dos responsáveis por movimentar as ruas e praças da cidade com seus narizes vermelhos.

Em Plataforma, o grupo reuniu muitas crianças e adultos (Foto: reprodução/Facebook)

Em Plataforma, o grupo reuniu muitas crianças e adultos (Foto: reprodução/Facebook)

Bairristas que somos, amamos o fato do grupo valorizar os espaços públicos com carinho e respeito. Afinal, não tem coisa mais bacana que ver um espetáculo ao ar livre e um monte de crianças (e adultos também) ao redor se acabando na risada. E isso porque nem falei a melhor parte: é que o grupo anda circulando desde maio pelo Subúrbio da cidade, com um projeto massa.

Entre Fazenda Coutos, Paripe, Uruguai e Plataforma, a palhaçaria tomou (e ainda está tomando) conta dos sábados e domingos de várias praças da região e o melhor: tudo de graça! Tem como não amar? Nessa temporada especial pelo Subúrbio Ferroviário, serão sempre dois espetáculos.

Aos sábados, é apresentado o ‘É das Palhaças Que Eles Gostam Mais’, com direção de Alexandre Casali. A peça é a primeira criação do grupo e trata do universo da palhaçaria feminina. As palhacinhas pintam e bordam com toalha enrolada na cabeça e muito humor.

Já aos domingos, é a vez de ‘O Salone’, dirigido por João Lima. Neste espetáculo, são três números clássicos de palhaçaria de circo e outros dois criados pelo grupo. A peça narras as peripécias da palhaça Furabolo Tobogã, funcionária de um salão de beleza que sonha em ser cantora.

Para quem não conseguiu curtir até agora as apresentações no Subúrbio, ainda dá tempo. Os dias 20 e 21 são os últimos dias para conferir os espetáculos e ainda garantir uma vaga na oficina de palhaçaria que o grupo promove. A aula gratuita de Introdução à Palhaçaria acontece na manhã do dia 20 (sábado), das 9h às 12h, no Centro Cultural Plataforma. As inscrições já podem ser feitas no próprio local. Embora não seja necessário ter experiência para participar, os interessados precisam ter mais do que 12 anos.

+ infos:
Nariz de Cogumelo no Subúrbio Ferroviário
Local: Em frente ao Colégio Polivalente San Diego, Uruguai
Quando: 20 e 21 de julho, às 16h30
Facebook: Nariz de Cogumelo

motivo #197

This entry was written by carolangom and published on July 16, 2013 at 11:20 pm. It’s filed under Entretenimento and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: