365 motivos para amar Salvador

18 de julho – Circuito das Artes

Por Carol Andrade

A Galeria Aliança Francesa é um dos espaços que recebe o Circuito das Artes (Foto: Atila Barros/iBahia)

A Galeria Aliança Francesa é um dos espaços que recebe o Circuito das Artes (Foto: Atila Barros/iBahia)

São aproximadamente três quilômetros, com 180 obras de 60 artistas espalhadas em cinco galerias e dois museus de Salvador. O Circuito das Artes é um deleite para quem curte arte e quem não se incomoda em apreciar a paisagem, já que a ideia é visitar as exposições passando de galeria em galeria e de museu em museu… a pé. Sim, a pé! Isso porque a área entre o Canela e a Ladeira da Barra, passando pelo Corredor da Vitória e a Graça, é uma das regiões mais artísticas da cidade e poderia ser chamada  naturalmente de Circuito das Artes. São muitos museus e muitas galerias espalhados pelo centro da cidade, que guarda muitas memórias de Salvador.

Mas para o verdadeiro projeto Circuito das Artes, são vários artistas baianos, de diferentes estilos, mas divididos em seis temas. O circuito passa pelas galerias Cañizares, do Goethe-Institut, Aliança Francesa, ACBEU, Instituto Cervantes e ainda nos museus Carlos Costa Pinto e Rodin, as obras estão agrupadas em seis temas. Entre o Canela, a Vitória, a Graça e a Ladeira da Barra, o circuito é totalmente gratuito (a menos que você queira levar uma obra para casa!). São gravuras, pinturas e esculturas para se deliciar.

O Circuito das Artes (Imagem: Divulgação)

O Circuito das Artes (Imagem: Divulgação)

Os temas são ‘Desenho contemporâneo’, ‘Câmeras Lúcidas’, ‘Ritos & Memórias’, ‘Entornos do erotismo’, ‘Universos singulares’ e ‘Fronteiras da abstração’. O sétimo espaço ficou com a artista Nair de Carvalho que ganhou uma sala especial, com uma grande homenagem para ela que é conhecida como uma artista autodidata e sem filiação à nenhuma corrente artística. De Nair, são 14 telas espalhadas no Museu Carlos Costa Pinto e que não estão à venda.

Com curadoria de Alejandra Muñoz e Andrea May, o Circuito das Artes é um convite para que os visitantes conheçam não só os museus, galerias e a arte, mas um pouco dos bairros históricos que estão no centro da cidade. O projeto estará em cartaz até o domingo, no dia 21 de julho, e depois segue para outras cidades. Recife e Brasília também vão receber o projeto, mas apenas não em formato de circuito. Salvador volta a receber a exposição de outubro a novembro, mas dessa vez concentrada no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

+ infos:
Circuito das Artes
Quando: Até 21 de julho de 2013, no horário de funcionamento de cada espaço
Local: Palacete das Artes (Graça), Galeria do Instituto Cervantes (Ladeira da Barra), Galeria da Aliança Francesa (Ladeira da Barra), Museu Carlos Costa Pinto (Vitória), Galeria da ACBEU (Vitória), Galeria do Goethe-Institut (Vitória) e Galeria Cañizares (Canela)
iBahia: Você já foi ao museu? iBahia faz roteiro a pé do Circuito das Artes

motivo #199

This entry was written by carolangom and published on July 18, 2013 at 9:03 pm. It’s filed under Entretenimento, museu, passeio and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: