365 motivos para amar Salvador

21 de julho – Igreja da Ajuda

Por Carol Andrade

Foto: Reprodução/Iuri Gois/SkyCraperCity

Foto: Reprodução/Iuri Gois/SkyCraperCity

Ela fica em uma esquina entre a Rua da Ajuda e a Rua Padre Vieira, tem um tom de amarelo bem bonito e é toda cheia de detalhes que lembram a arquitetura turca e muitos vitrais coloridos. Não, ela não é cheia de pompa, é pequena e aconchegante, tem um busto bem na sua frente e sua lateral fica de frente do ponto de ônibus da Praça da Sé. Sabe que igreja é essa?

É a primeira igreja criada dentro dos muros de Salvador e a primeira catedral do Brasil. Se a cidade foi fundada em março de 1549, apenas dois meses depois a primeira versão dessa igreja já estava em pé. Naquela época, a igreja era modestamente coberta de palha e taipa, sem nenhum glamour. Nessa versão primitiva, os famosos padres Manuel da Nóbrega (tem seu busto na entrada em homenagem por ser o fundador da igreja), José de Anchieta e Antônio Vieira chegaram a fazer pregações nela.

Interior da Igreja da Ajuda (Foto: Reprodução/Site Bahia-Turismo)

Interior da Igreja da Ajuda (Foto: Reprodução/Site Bahia-Turismo)

Com a invasão dos holandeses, entre 1624 e 1625, a igreja foi totalmente demolida. Em seguida, uma segunda versão foi feita dela e durou por 363 anos. Mas foi na sua terceira versão, construída em 1929, que ganhou esse charme definitivo.

Construída nas mediações da original, a Igreja da Ajuda foi projeta pelo arquiteto italiano Julio Conti, mesmo que projetou o Palácio Rio Branco e tem estilo neo-gótico manuelino, mesmo do nosso Gabinete Português de Literatura.

O interior é todo decorado com pinturas de Oreste Sercille com ajuda do seu filho Bruno. Das relíquias da igreja, foram recolocados os velhos altares da antiga Igreja da Ajuda, originais dos séculos 17 e 18, e reinstalado o púlpito usado pelo Padre Antônio Vieira. Reza a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Ajuda seria a mesma trazida por Thomé de Souza e que o confessionário seria o mesmo usado pelo Padre Anchieta. Além de linda, charmosa, é cheia de histórias pra contar! 

+ infos:
Bahia-turismo: Igreja da Ajuda

motivo #202

This entry was written by carolangom and published on July 21, 2013 at 11:53 pm. It’s filed under arquitetura, igreja and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: