365 motivos para amar Salvador

22 de julho – Caminhada da Lua Cheia

Por Carol Andrade

(Foto: Gaulvania M. Jansen/Divulgação)

(Foto: Gaulvania M. Jansen/Divulgação)

Imagina a surpresa ao descobrir que existe uma caminhada no dia da lua cheia organizada em Salvador há 19 anos. É daí que a gente percebe o quanto essa cidade ainda tem para revelar, não é? A caminhada é coordenada pela nutricionista-naturalista Glauvania M. Jansen e acontece uma vez por mês nos dias de lua cheia, na Praia do Catussaba, entre Itapuã e Stella Maris. Glauvania bateu um papo com o blog sobre como funciona a atividade e aproveitou para fazer um convite, afinal, hoje é dia de lua cheia.

(Foto: Glauvania M. Jansen)

(Foto: Glauvania M. Jansen)

O encontro acontece na praia, pertinho do camping de Salvador, às 19h30, e segue em direção à Praia do Flamengo. À princípio, Glauvania faz uma espécie de palestra sobre a ideia do projeto e o roteiro.

Segundo a organizadora, a primeira parte da caminhada tem duração de uma hora e meia, com três paradas. “Nós paramos para fazer alguns trabalhos de meditação e yoga”, contou. Em seguida, o grupo volta ao ponto inicial. ” Voltamos de uma só tirada”, explicou. A caminhada termina mais ou menos às 22h.

Ela também disse que a cada encontro, entre os frequentadores, cerca de 70% são novatos. “Eu entendo esse movimento como um trabalho de iniciação. As pessoas chegam procurando um caminho e depois da primeira vez, passam a vir esporadicamente porque já estão iniciadas”, disse Glauvania.

Ela disse que atende seus pacientes em um consultório e por trabalhar com a nutrição-naturalista, acredita que o exercício físico está atrelado ao seu trabalho, por isso inventou essa caminhada na praia em 1994. “O movimento é super importante [para o corpo e a mente], mas eu também sempre fui muito mística”, revelou.

A caminhada é uma boa opção para curtir a natureza que a cidade oferece. À beira da praia, com um bom grupo de pessoas (que inspira maior segurança), é possível sentir a brisa do mar e curtir o nascimento da lua cheia no horizonte. Entre as surpresas, o grupo já chegou a ganhar a companhia das tartarugas marinhas.

Glauvania também garante que o público é o mais diversificado possível. “São muitas meninas jovens, famílias, geralmente maridos e mulheres, rapazes e algumas senhoras. Crianças entre 10 e 12 anos também são comuns”, contou. “Tem alguns frequentadores fiéis que vão de Simões Filho, às vezes nem eu acredito. Vem marido, filha, o carro chega lotado”, contou. Perguntei se o acesso era fácil de ônibus e ela disse que a ideia era pegar um ônibus para Stella Maris e soltar próximo à Rua do Catussaba, entre o Campping e o Hotel Catussaba, depois era seguir até a praia. Sem erro e sem desculpa.

+ infos:
Telefones para contato (Glauvania M. Jansen): (71) 3285-5030 / (71) 8876-2756

motivo #203

This entry was written by carolangom and published on July 22, 2013 at 3:25 pm. It’s filed under noite, passeio, praia, programa família, programa gratuito and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: