365 motivos para amar Salvador

26 de julho – um mimo de padoca

Por Kátia Najara*

Vitrines do balcão de café (Foto: Kátia Najara)

Vitrines do balcão de café (Foto: Kátia Najara)

A Padaria Ribeiro é a única padoca que conheço em Salvador que tem cultura de almoço, como é muito comum em São Paulo, por exemplo. E só este já seria um bom motivo para conhecê-la e frequentá-la.

Seguindo um critério assertivo de poucas e boas, o estabelecimento oferece clássicos de mãe com sutis toques um bocadinho mais contemporâneos. São os casos do vinho na carne de panela, a maneira enformadinha de servir a saladinha de maionese que a acompanha, um toque de amendoim no arroz e pequenas gracinhas que fazem a diferença.

Frango à parmegiana da Padaria Ribeiro (Foto: Kátia Najara)

Frango à parmegiana da Padaria Ribeiro (Foto: Kátia Najara)

Tudo é claro, dentro do possível para garantir preços honestos que variam de R$11,90 a R$18,90, com opção de pratos feitos, ou bufê de um prato com algo em torno de seis a sete opções, entre legumes, arroz, feijão, carninhas, estrogonofes, suflês e coisas e tais.

Um layout bacana garante uma boa disposição das ilhas e uma boa circulação entre o balcão de pães – com opções de bolos, brioches e outras gulodices – vizinho ao refrigerador vertical (onde estão os embutidos, queijos, manteigas, e afins, que a gente gosta de dispor ao lado do pão quentinho). Além das estantes do tipo quitandas com biscoitos, cafés, molhos, farofa de tapioca com coco da vovó, granola, geleias e outros industrializados necessários.

O salão da padaria (Foto: Kátia Najara)

O salão da padaria (Foto: Kátia Najara)

E ainda o caixa e a área dedicada às mesas para refeições, bonitinhas, com painel de revistas e jornais do dia à mão, sem contar as duas vitrines: uma fria e doce e uma quente e salgada, que dão gosto de apreciar e geram muitas dúvidas na hora de escolher entre os salgadinhos clássicos primorosos que a casa oferece, bem como os bolos, e as sobremesas.

Tudo isso com um elegantérrimo mosaico de azulejos de fundo, contrastando com o inox das máquinas de café. Sem falar no luxo da limpeza e no atendimento sensível que recebi de duas moças risonhas que me atenderam.

* Kátia comanda o blog Pitéu_cozinhafetiva e foi convidada pelo blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador.

 + infos:
Endereço: Avenida Vasco da Gama, nº 715, com a Garibaldi, ao lado do posto de gasolina, onde era antiga fábrica da Coca-Cola.
Horário de funcionamento: 7h às 21h (segunda à sábado)
Facebook: Padaria Ribeiro

 

This entry was written by carolangom and published on July 26, 2013 at 5:46 pm. It’s filed under dia de chuva, Paladar, Serviço and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: