365 motivos para amar Salvador

2 de agosto – Dubliners Irish Pub

Por Carol Andrade

No dia da inauguração da casa no Rio Vermelho, em 2011 (Foto: Reprodução)

No dia da inauguração da casa no Rio Vermelho, em 2011 (Foto: Reprodução)

A primeira sexta-feira do mês é dia de comemorar a cerveja. Isso mesmo, inventaram um dia para ela. A ideia foi criada por quatro amigos nos Estados Unidos em 2007, e hoje são 50 países celebrando o Dia da Cerveja pelo mundo. O blog não ia ficar de fora das celebrações daquela que é uma das mais amadas bebidas dos soteropolitanos. A melhor dica é cair na gandaia e brindar muito ao lados dos amigos no único pub tipicamente irlandês da cidade, o Dubliners Irish Pub.

Dubliners Irish Pub, no Rio Vermelho (Foto: Reprodução)

Dubliners Irish Pub, no Rio Vermelho (Foto: Reprodução)

Com mais de 90 opções de cerveja – entre nacionais e gringas – o pub segue a tradicional decoração rústica: balcão de madeira e cervejas que vêm em pint (copo de 473ml) ou half pint. O ambiente é bem simples mesmo e conta com um pequeno palco, algumas mesas na varanda e até uma sinuca para animar ainda mais a noite entre amigos.

Por lá, rock, reggae, ska, pop e MPB são as principais atrações da casa, mas até samba de roda já rolou, pra dar um toque soteropolitano nesse Irish Pub.  A franquia The Dubliners funciona em mais de 50 países, e Salvador recebeu a sua em 2005, sempre acolhendo artistas independentes do cenário baiano.

Os pubs se tornaram populares no Reino Unido, mas especificamente durante o reinado da Rainha Vitória, e a palavra vem da abreviação de public houses, lugares onde os ingleses e irlandeses podiam passar o tempo livre, desfrutando de boa comida, bebida e companhia. A ideia segue firme até hoje e nem precisa dizer o porquê de os pubs ganharem o mundo, né? A fórmula foi bem simples, não precisou nem convencer.

Desde agosto de 2011 funcionando no Rio Vermelho, a casa já chegou a fixar moradia no Porto da Barra, sob o Barra Turismo Hotel (onde hoje funciona uma filial da Subway), por muitos anos. A mudança foi fundamental para manter a cara boêmia do estabelecimento e virou mais uma opção animada para as noites do Red River.

Mais recentemente a casa abriu a possibilidade de pagamentos via cartão, o que facilitou a noite de muita gente. Antes eles seguiam à risca a tradição dos pubs que só aceitavam o pagamento em dinheiro ali no balcão mesmo. Então, a sugestão é procurar as melhores cervejas da casa, afinal, é início do mês e “a vida é muito curta para beber cerveja barata”, como diria um provérbio inglês, famoso por estampar muitas paredes de pubs pelo mundo.

* Para celebrar o Dia da Cerveja, a gente ainda indica o Empório Jaguaribe, O Colon, Bistrô PortoSol e o Mercado do Peixe.

+ infos:
Funcionamento: 20h às 5h (terça a domingo)
Endereço: Rua da Paciência, 257, Rio Vermelho
Telefone: 9387-3125
Facebook

motivo #214

This entry was written by carolangom and published on August 2, 2013 at 6:15 pm. It’s filed under noite, show and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “2 de agosto – Dubliners Irish Pub

  1. Plínio on said:

    Dubliners PODERIA ser ótimo. Mas o fato é que ele é bem largado, tipo levado “nas coxas”. E só pra constar: não tem, nem de longe, essa variedade de cervejas. Não é de fato um pub. É um barzinho com nome de pub irlandês.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: