365 motivos para amar Salvador

4 de agosto – D’Venetta

Por Carol Andrade*

Quem olha de fora, não acredita que nessa antiga casa funciona um restaurante, o D'venetta (Foto: 365 Salvador)

Quem olha de fora, não acredita que nessa antiga casa funciona um restaurante, o D’venetta (Foto: 365 Salvador)

Domingo é dia de concentrar as forças para a semana que vai chegando. E como já virou um ritual por aqui, é dia também de se jogar em algum dos muitos maravilhosos restaurantes que a cidade nos oferece. O D’venetta fica no Santo Antônio Além do Carmo, em um daqueles casarões incríveis típicos do Centro Histórico. Ali tem samba e chorinho de montão, mas a melhor parte está por vir: a comida e uma enorme carta de cachaças.

Entre feijoada, maniçoba, o Arroz D’venetta (com frutos do mar e legumes), arrumadinho (o de bacalhau é um dos mais famosos) e outras tantas opções, dá ainda para se deliciar ao sabor de algumas das mais selecionadas cachaças brasileiras. Por lá tem Seleta, Anísio Santiago, Salinas, Nega Fulô e as últimas novidades do cardápio: Volúpia e Havana. Ao todo, são mais de cem opções de cachaça.

Com espaço grande, o ambiente é bem dividido. Tem quintal, tem alguns espaços para as mesas do restaurante, e tem até um pequeno porão que funciona como um rústico boteco. O lugar vale a visita só pela decoração estilizada entre objetos retrô, além de mesas e cadeiras feitas de madeira ou de outros objetos reciclados pelos próprios funcionários.

Conhecido como espaço cultural, o D’venetta já acolheu algumas exposições de fotografia e sempre está com portas abertas para quem ama uma música brasileira. O samba e o chorinho reinam em algumas temporadas e não demora muito para todo mundo cair na dança no quintal da casa, que por sinal reserva pequenos espaços entre as muitas plantas do lugar. Perfeito para dias de calor.

Este é daqueles restaurantes com clima aconchegante e comida caseira mesmo. E um dos mais recomendados lugares do bairro para comer bem e razoavelmente barato. Justo hoje, primeiro domingo do mês, não custa nada lembrar que é dia de Feira de Artes, Maravilhas e Esquisitices bem pertinho, na Praça 15 Mistérios. Ou seja, o roteiro pelo bairro já tá pronto.

* Sugestão de Newton Monte Alegre Filho.

+ infos:
Endereço: Rua dos Adobes, Santo Antônio Além do Carmo
Funcionamento: 18h à 1h (quarta a sábado) e 11h30 às 19h (domingo). Fecha segunda e terça.
D’venetta: Site e Facebook
Veja Salvador: D’venetta

This entry was written by carolangom and published on August 4, 2013 at 7:02 pm. It’s filed under Paladar and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: