365 motivos para amar Salvador

6 de agosto – Café Terrasse

Por Vitor Villar*

Varanda do Café Terrasse na Aliança Francesa (Foto: Divulgação)

Varanda do Café Terrasse na Aliança Francesa (Foto: Divulgação)

Não sei vocês, mas nesse friozinho que anda fazendo em Salvador me dá uma vontade danada de beber café, ainda mais do que já bebo, já que sou viciado confesso.

O problema é que, diferente de algumas cidades frias, quem vive em Salvador não tem muito o costume de beber café no estilo ‘cafeteria’. Normalmente, a gente toma aquele cafezinho depois do almoço (principalmente se for de cortesia) ou o café vendido nas ruas no tão folclórico carrinho, já citado aqui no blog. Pode comprovar por aí: por acaso você encontra muitas casas especializadas em café, o típico ‘café’, por aí?

As opções são bem poucas, e geralmente são verdadeiros restaurantes com seus cafés requintados, que chamam de ‘gourmet’. Outra opção são aqueles quiosques na esquina de cada shopping, também com seus cafés glamourosos. Você acaba pagando pela extravagância desses lugares, o que deixa a bebida muito cara, bem aquém dos bolsos dos amigos que só querem bater um papo ou dos viciados que só querem tomar aquele golinho no final da tarde para elevar o astral.

O ambiente aconchegante do Café Terrasse e sua localização fazem do café um lugar único na cidade (Foto: Divulgação)

O ambiente aconchegante do Café Terrasse e sua localização fazem do café um lugar único na cidade (Foto: Divulgação)

A saída que encontrei foi o Café Terrasse, que fica no fundo do Aliança Francesa, na Ladeira da Barra. Tudo bem que o café de lá também é bastante ‘gourmet’, mas ainda assim bem abaixo da média de preço dos (que Deus os tenha) Fran’s Cafés por aí. Um café expresso sai por R$ 3, um cappuccino R$ 3,50, por exemplo. Os salgados e doces também valem muito a pena, principalmente os crepes, que são a especialidade da casa. E tem outro detalhe: a vista.
Aliás, a vista merece uma observação à parte. Como disse, o Café Terrasse fica nos fundos da Aliança, exatamente numa varanda virada para a Baía de Todos os Santos. De lá, é possível saborear um café observando o pôr do sol com o Forte de São Diogo e a Igreja de Santo Antônio da Barra ao fundo.
Em dias de sol, o melhor é curtir a vista da varanda sob a sombra da mangueira  (Foto: Divulgação)

Em dias de sol, o melhor é curtir a vista da varanda sob a sombra da mangueira (Foto: Divulgação)

O ambiente também é na medida certa. Nada de extravagante, apenas uma decoração bem simples, mas de muito bom gosto. Você ainda tem direito à jornais e revistas atualizados para ler caso tenha esquecido de trazer os seus, além de uma música ambiente incrível, com artistas como Gotan Project, Chet Baker e Paulinho da Viola. O lugar também é um dos poucos pontos em Salvador de BookCrossing.

Outra dica que deixo para vocês é o almoço do Café Terrasse. O lugar oferece um cardápio bem variado de pratos executivos, variando de acordo com o dia. A comida não é muita, mas é muito gostosa e dá para matar a fome por um preço bem em conta. Vale a pena conhecer!

* Vitor foi convidado pelo blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador. Ele também já escreveu sobre Gripe Ziriguidum, Passeio na Orla da BarraMulher de SalvadorComprar roupa barataSalada SalvadorFonte Novao clássico BaxVi, o São João no Pelô, a Academia Champion e ‘Ivis’ e ‘Lá Ele’.

+ infos:
Endereço: Av.Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Barra, Aliança Francesa
Funcionamento: 10h às 21h (de segunda à sábado)
Telefone: 3012-1584
Café Terrasse: Blog e Facebook

motivo #218

This entry was written by carolangom and published on August 6, 2013 at 11:49 pm. It’s filed under dia de chuva, esconderijo, Paladar, programa barato, Serviço and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

4 thoughts on “6 de agosto – Café Terrasse

  1. Pingback: 7 de setembro – a quase ‘gringa’ Avenida Sete de Setembro | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 14 de outubro – greve ao som de Edson Gomes | 365 motivos para amar Salvador

  3. Pingback: 28 de outubro – RedeMoinho Cooperativa | 365 motivos para amar Salvador

  4. Pingback: 29 de outubro – o maior acarajé da Bahia | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: