Por Carol Andrade
Não só pelos pequenos preços da bilheteria, mas por sua localização e sua história, o Theatro XVIII se consagrou em Salvador como um teatro democrático, atraindo artistas independentes da cidade para a sua aconchegante casa vermelha no Pelourinho e espectadores amantes do teatro.
Por lá, dos espetáculos com maior repertório até as novas produções são intercalados em temporadas. Pequeno – tem uma média de 120 lugares – e modesto, o ‘Dezoitão’, como é conhecido, é um charme que a cidade oferece para aproveitar a arte soteropolitana.
Inaugurado em julho de 1997, não demorou muito para o teatro se transformar em uma referência para a cidade no quesito programação cultural. Afinal, administrado por artistas, promoveu teatro, música e dança, cursos, palestras, exposições e projetos, sugerindo um novo modelo de espaço cultural. Logo em 2000, mudou o sistema de preços, abaixando os valores para tornar o acesso ao teatro mais amplo.
Assim, qualquer pessoa com afinidade às artes poderia, desde então, assistir aos espetáculos. Essa guinada conceitual, apoiada pelo patrocínio de projetos artísticos e educacionais, transformou o XVIII numa instituição cultural que pensa e executa o acesso à arte na cidade de Salvador.
O Theatro XVIII foi ainda o pioneiro a não cobrar as pautas dos artistas, facilitando assim a produção de muitos espetáculos, como alguns anos depois, em 2007, aconteceu com o Teatro Gamboa Nova.
O Dezoito ganhou esse nome pelo número do seu próprio prédio, 18, na Rua Frei Vicente, bem no Quarteirão Cultural do Pelô, mas no seu complexo ainda conta com a Casa 12 e a Galeria Moacir Moreno, que abriga a produção de novos artistas plásticos da cidade.
Como não deixaria de ser, o complexo XVIII promove ainda shows, saraus literários e cursos. Em 2013, ganhou novas perspectivas, com a possibilidade de criação de um centro de estudo sobre percussão baiana, a mudança de grafia, de Theatro XVIII para Teatro 18, e uma repaginada no visu feita pela arquiteta baiana Lucinei Cardoso.
+ infos:
Temporada de agosto (gratuito): O Homem-Sol
Endereço: Rua Frei Vicente, 18, Quarteirão Cultural do Pelourinho
Tel: (71) 3322-0775
Theatro XVIII: Facebook e Site
iBahia: Theatro XVIII apresenta novidades para 2013
motivo #222